A MAIOR DESCOBERTA DO ANO ELEITA PELA REVISTA SCIENCE EM 2012

28/12/2012 15:22

PARTICULA DE DEUS Bóson de Higgs é eleito a descoberta do ano pela "Science"

 

A detecção do bóson de Higgs, a partícula elementar que confere massa à matéria, chegou ao fim de 2012 no topo da lista da revista "Science" que elege as descobertas mais importantes do ano.

Editada pela AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), a revista também destacou o pouso do jipe Curiosity em Marte e o experimento que usou células-tronco para criar óvulos de camundongos.

A escolha do bóson de Higgs pelo comitê da AAAS que determina a lista era esperada.

A revista, porém, deu boa parte do crédito pela descoberta a físicos teóricos que previram as manifestações da partícula -trabalho feito ao longo de 40 anos.

A detecção do bóson no acelerador de partículas LHC, anunciada na Suíça em julho, foi o ápice de uma empreitada que completou, finalmente, o Modelo Padrão, a teoria que explica as partículas elementares, como o elétron e o fóton (partícula de luz). O bóson foi a última peça da teoria a ser observada.

"A descoberta não foi uma surpresa, porque era o que se esperava achar. Ela veio mais como um alívio", diz Robert Coontz, vice-editor da "Science", sobre as razões da escolha do prêmio. "Se o bóson não tivesse sido encontrado, seria preciso repensar tudo seriamente."

 

www.chorrochoonline.com    

Fonte: Folha de São Paulo


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!