30ª Semana da Terra vai até domingo em Canudos

04/11/2017 00:11

Com o tema “Memória e Resistências – 120 anos do genocídio de Canudos e 40 anos do assassinato de Eugênio Lyra”, a 30ª Semana da Terra começou hoje (3) e vai até domingo (5), no Memorial Antônio Conselheiro, em Canudos, no norte da Bahia, cidade que foi palco do massacre do povo sertanejo. O evento tem o objetivo de refletir os processos de insurgências camponesas no contexto histórico, trocar experiências entre as diversas formas de luta em curso no estado da Bahia e fora dele, além de homenagear o patrono da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais da Bahia (AATR), Eugênio Lyra.

As atividades começaram na manhã de hoje com uma visita ao Parque Estadual de Canudos. No período da tarde, às 14h, ocorreu a abertura e logo em seguida uma roda de conversa com o tema “A força de Canudos nas Lutas de hoje”, com a participação de entidades e movimentos sociais. A exibição do filme “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos”, do diretor Antônio Olavo, foi um dos momentos do primeiro dia da Semana da Terra. Mesas redondas, exibições de vídeos, debates e exposição serão realizados até o domingo, envolvendo cerca de 70 participantes previstos no evento.

A 30ª Semana da Terra é realizada pela AATR, com financiamento da Misereor e em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, Articulação Estadual de Fundo de Fasto, Instituto Memorial de Canudos, Irpaa e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

www.chorrochoonline.com

Fonte: Carlos Britto