Águas de chuvas devem começar a chegar ao Lago de Sobradinho, afirma meteorologista

08/10/2015 21:01

lago de sobradinho

O meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Professor Mário Miranda, informou que o Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, deve começar a receber águas das chuvas que estão caindo no Estado de Minas Gerais e também no norte baiano nos próximos dias. Segundo Miranda, a vazão da barragem de Três Marias, em Minas, foi aumentada porque já está chovendo por lá.

Já tem água entrando no Rio São Francisco, vindo em direção ao Lago de Sobradinho. Essas águas demoram 30, 40 dias para chegar. Elas percorrem mais de mil quilômetros para chegar até o lago”, afirmou.

Sobre as projeções feitas pelo governo federal, que dizem que o lago pode vir a chegar ao ‘volume morto’ nos próximos três meses, o meteorologista da Univasf disse que isso não deve acontecer. “Só se parar de chover no Sudeste. Mas isso é muito difícil, pelo menos de acordo com as projeções que são feitas para os próximos três meses”, garantiu.

Baixo volume 

De acordo com Mário Miranda, a população do Vale do São Francisco – especialmente de Juazeiro e Petrolina – ainda está assustada porque vê o baixo volume do Velho Chico, isso por conta da vazão, que continua reduzida. Miranda disse que, em 2001, a barragem ficou com bem menos água do que tem hoje. O atual cenário deve mudar à medida que o lago for enchendo e a vazão for normalizada. Com informações Carlos Britto


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!