Alerta: Pernambuco é uma das rotas preferidas para tráfico de animais

30/09/2013 08:04

O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes de animais selvagens por conta de sua imensa biodiversidade. Mais de 10% dos 1,4 milhão de seres vivos catalogados no planeta estão em solo brasileiro. O dado alarmante é que de cada dez animais traficados, nove morrem antes de chegar ao seu destino final.

Por este motivo o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco está lançando uma campanha de combate ao tráfico de animais, considerada a terceira maior atividade clandestina no mundo – ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.

Segundo a assessoria do Conselho de Medicina Veterinária, no estado 90% dos animais traficados são aves. As mais comuns são o papa-capim, galo de campina, patativa e o papagaio (esse para criação doméstica). Além disso, muitas pessoas criam animais selvagens em casa como se fossem domésticos e não compreendem o mal que fazem. Se os animais forem comprados de forma ilegal, as pessoas que os criam são também consideradas traficantes e devem arcar com as consequências penais se descobertas. As multas podem variar de R$ 500 a 5 mil.

A 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente apreendeu só este ano 5.521 animais. Destes, 5.303 eram aves, 97 répteis, 80 mamíferos e 41 quelônios. Pernambuco está na rota do tráfico internacional, pois sua posição geográfica privilegiada permite que essa rota seja bastante usada. Não à toa o dia 29 de setembro (hoje) será marcado como o Dia Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Que ninguém se esqueça.

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

FONTE: Blog Carlos Brito.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!