Bahia é o estado do Nordeste com mais alfabetizados, diz pesquisa

01/10/2013 14:08

Os estados do Nordeste têm os piores índices de analfabetismo do Brasil, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas a Bahia fica com o menos pior. São 1,712 milhão de analfabetos em todo o estado, número ligeiramente menor que o de 2009 – 1,744 milhão, ou 16,87% da população. Já na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2012, foi constatado que 15,86% da população baiana é analfabeta.

O número cresceu em relação à amostragem de 2011, quando esse percentual era de 14,33%. Mas, segundo o coordenador de disseminação de informações do IBGE, Joilson Rodrigues de Souza, a variação se deve a alguma imprecisão ocorrida na pesquisa passada. “Se os jovens são os que têm um maior acesso à escola, não faz sentido o número de analfabetos cair e depois crescer de novo. Pelo contrário, à medida em que os mais velhos vão morrendo, a tendência é esse percentual diminuir”, explica.

A média nacional de analfabetismo estava em 8,7% em 2012. Segundo o IBGE, o percentual é ligeiramente maior que o de 2011 (8,6%). “Os estados que têm os índices melhores, em geral são os que têm uma população mais urbana e jovem. A Bahia ainda é muito rural, já que 3,728 milhões de baianos vivem na zona rural”, acrescenta Joilson. (De Agência)

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

Fonte: Carlos Britto

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!