Bahia realiza 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. Presidente da COMDEC chorrochoense Nilsinho ira representar o território de Itaparica como delegado na Conferência Nacional

04/06/2014 17:33

VideoconferenciaFoto: upb.org.br

Municípios baianos irão se reunir em Salvador para debater propostas sobre o tema

Brasília-DF, 02/06/2014 – Nesta terça e quarta-feira (3 e 4/06), 700 pessoas estarão reunidas no Hotel Pestana, em Salvador, para debater propostas sobre proteção e defesa civil. A 2ª Conferência Estadual da Bahia (2ª CEPDC) reunirá 249 cidades baianas, que participaram das 15 etapas intermunicipais e 22 municipais promovidas de novembro de 2013 a março de 2014. Como resultado, a 2ª CEPDC enviará 40 propostas e 100 representantes para a etapa nacional, marcada para novembro, em Brasília.

Com o tema ‘Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional’, a 2ª CEPDC contará com a presença do diretor de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Gomes. Para ele, o debate é importante para fortalecer as políticas públicas do setor. “Após a realização da conferência na Bahia, poderemos conhecer as necessidades do Estado relacionadas à defesa civil, o que irá colaborar também para a construção e o aprimoramento do Sistema Nacional”, afirma.

A abertura oficial da 2ª CEPDC começou às 14h30 de terça-feira (3), depois da leitura e aprovação do regimento interno, que ocorrerá pela manhã. O período da tarde será dedicado a palestras sobre os eixos temáticos da 2ª CNPDC: Gestão Integrada de Riscos e Respostas a Desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Na quarta-feira (4), os participantes debaterão as propostas por eixo temático, divididos em grupos de trabalho. As discussões resultarão na escolha de até 10 princípios e 30 diretrizes que serão enviadas à etapa nacional. Em seguida, serão eleitos os delegados que representarão a Bahia na 2º CNPDC. À tarde, o relatório final será lido e aprovado em plenária. O encerramento foi hoje às 17h30. O município de Chorrochó - BA, pertencente ao Território de Itaparica que envolvem as cidades: Abaré, Macururé, Rodelas, Abaré, Glória e Paulo Afonso, elegeram o Presidente da COMDEC de Chorrochó como delegado e representante do território para a Conferência Nacional que ocorrerá no mês de novembro em Brasília - DF, a suplência ficou com a representante do município de Glória - BA. 

Sobre a 2ª CNPDC

Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta visa a definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).

Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o País, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtuais e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da conferência nacional, prevista para novembro, em Brasília. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.

www.chorrochoonline.com

Informação Entretenimento e Cultura


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!