Bahia realiza mais de 20 mil mamografias durante Outubro Rosa

06/10/2015 12:00

A estratégia de rastreamento do câncer de mama por meio de unidades móveis que oferecem acesso gratuito ao exame de mamografia para mulheres de todo o estado ganha reforço durante o Outubro Rosa. A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é realizar mais de 20 mil exames até o fim do mês que marca a mobilização mundial pela prevenção da doença. Nesta segunda (5) e terça-feira (6), um mutirão atende mulheres de 50 a 69 anos no caminhão estacionado no Centro Estadual de Oncologia (Cican), ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. O atendimento, através do programa Saúde sem Fronteiras, é feito por meio de seis unidades móveis.

No lançamento da programação do Outubro Rosa na unidade, na manhã desta segunda-feira, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destacou que os mamógrafos móveis vão percorrer todas as regiões da Bahia durante a campanha. "Lançamos o desafio de bater o recorde mundial de mamografias em um único mês, pretendendo fazer mais de 20 mil ao longo do mês de outubro".

Com funcionamento das 8h às 17h, o caminhão que atende no Cican até esta terça é equipado com dois mamógrafos e tem capacidade para realizar 140 exames por dia. É preciso levar comprovante de residência, cartão do SUS, carteira de identidade e CPF. 

Atendimento

O diferencial do programa é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para os casos de diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico é realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

De 2011 a 2014, o programa rastreamento do câncer de mama percorreu 280 municípios, realizando mais de 220 mil exames de mamografia. Também integram o Saúde sem Fronteiras serviços de oftalmologia, odontologia (Odontomóvel) e doação de sangue (Hemóvel).

 

Foto: Chorrochoonline

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!