Barqueata marcará Dia Nacional em Defesa do São Francisco em Petrolina e Juazeiro

02/06/2016 19:20
Uma barqueata marcará nesta sexta-feira (03), em Petrolina-PE e Juazeiro-BA, o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. Serão ao todo dez embarcações que sairão, a partir das 9h, da Orla de Juazeiro em direção à cidade pernambucana. De lá os participantes farão um passeio pelo rio, vendo de perto a situação de degradação como o baixo nível das águas, assoreamento, diminuição das matas ciliares e o esgoto que é jogado diretamente no rio, com sérios danos à população da bacia.
 
Além disso, haverá um ato simbólico de devolução de águas e um peixamento no rio, com alevinos típicos da região. A programação é aberta à comunidade e integra a Campanha ‘Eu Viro Carranca Para Defender o Velho Chico’, realizada pelo terceiro ano consecutivo pelo Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF).
 

 

Estudantes das escolas públicas municipais participarão do ato, além de ativistas, pescadores e comunidades tradicionais. A programação inclui ainda o 1° Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que acontecerá de 5 a 9 de junho, também nas duas cidades ribeirinhas.
 
O simpósio terá como objetivo a construção da integração nacional do conhecimento científico em torno do rio e sua bacia. Realizado pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia do São Francisco, juntamente com o CBHSF, o evento ocupará as dependências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nos campi Juazeiro e Petrolina. A programação congregará cinco eixos temáticos: governança, qualidade da água, quantidade da água, recuperação ambiental e dimensão social na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional. As inscrições podem ser realizadas no endereço sbhsf.com.br
 
Blog: O Povo com a Notícia