Belém de São Francisco-PE: TV Grande Rio faz reportagem sobre a situação de abandona das casas populares no bairro Bom Jesus.

23/03/2014 09:18

 

A Rede Globo que veio fazer filmagens e entrevistas com populares sobre a situação das casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, mas que no município mais parece Minha Casa Meus Problemas, já que as obras foram iniciadas há cinco anos e mesmo assim não foram concluídas, de forma que estas estão completamente abandonadas, embora tenha ao seu lado uma grande quantidade de pessoas morando em casas de taipas e que urgentemente necessitam de uma moradia mais digna.

 

A situação que se encontra as quarenta e oito casas localizadas no alto do cemitério, mais precisamente ao lado da pista de acesso a cidade, sentido Cabrobó, hoje intitulada “Casas das Enroladas”, representa sem dúvida o mais puro descaso para com o direito à cidadania de humildes belemitas, pois sem a entrega das mesmas e o abandono que se encontram, leva os larápios a furtar pias, portas, bacias sanitárias e tudo isto acontecendo sem que haja qualquer providência, de forma que os moradores temem pela situação futura destes imóveis que infelizmente aos poucos vão virando ruínas.

 

Afora estes fatos falta energia elétrica, rede d’água, saneamento e outros requisitos, mas mesmo assim se ver no local que estão iniciando a construção de novas unidades habitacionais, para quem sabe mais adiante ficar na mesma situação das que ali se encontram, ou seja, sem o direito do cidadão receber com decência o que é seu.

 

Além de tudo isto a obra apresenta-se de forma mal acabada, completamente fora do alinhamento, com paredes inteiramente rachadas de um lado ao outro, pisos afundando e que se não forem restauradas a curto tempo será impossível habitar nestes imóveis, inclusive as bases implantadas para instalações das pias da área de serviço iram ficar impossibilitadas de serem usadas, já que sem a calçada ao lado desta as pessoas não tem como alcançar a mesma, conforme se observa das fotos em destaques.

 

O mais grave, segundo afirma os próprios moradores, é que os beneficiários, a exceção de mais ou menos meia dúzia de pessoas, são moradores da zona rural do município, inclusive dizendo que há parentes de políticos e pessoas que mesmo estando dentre os que deverão receber uma das casas jamais compareceram a qualquer das reuniões realizadas com este fim. “Estas pessoas estão pouco preocupadas com a situação dos imóveis, afinal elas não virão residir nelas”, disse uma das pessoas que mora numa das casas de taipa que fica ao lado, mas que não está inscrita para receber qualquer destas.

 

A reportagem da TV passou boa parte da manhã naquela localidade e em seguida se dirigiu ao Bairro do Bom Jesus para verificar também situação degradante e de completa irresponsabilidade que ali acontece, já que esgotos, matagal, lixos, fossas podres correndo a céu aberto, porcos, cachorros se misturam junto às crianças, o que vem trazendo enormes preocupações aos moradores da localidade, principalmente aos pais de família.
Segundo o jornalista responsável por colher às matérias à reportagem sobre a situação do Bairro Bom Jesus será exibido no NETV, 1ª edição que vai ao ”ar” ao meio dia, ao passo que a matéria com relação às casas será exibida no NETV 2ª edição, logo no inicio da noite. As duas matérias deverão ser apresentadas até o final desta ou inicio da próxima semana.
www.chorrochoonline.com
CONECTADO COM VOCÊ
Escrito por Tadeu Sá./Barra Fuxico
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!