Beltrame defende separar presos por facções

18/01/2017 11:28
Ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame defende como remédio para inibir a violência nas prisões brasileiras a separação dos presos por facções — em penitenciárias distintas. “No nível que chegou, tem que separar, senão, vai dar propblema”, disse ele, em entrevista ao Valor. “Você tem hoje facções extremamente violentas, que banalizaram a vida.”
 
De resto, Beltrame avalia que, para confrontar o crime organizado, o Estado precisa trocar a desorganização pela ação integrada das instituições públicas — da polícia ao Judiciário. Mencionou como ideal a ser cultivado uma integração nos moldes da que ocorreu em eventos esportivos do porte da Copa e dos Jogos Olímpicos, com o trabalho conjunto de mais de instituições.

Instado a avaliar as duas principais facções criminosas do país, Beltrame declarou que o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, é muito diferente do Comando Vermelho (CV), do Rio. A facção paulista é organizada, inteligente e, desde que não lhe contrariem os interesses, discreta. Enxerga o crime como um empreendimento. A bandidagem carioca é desorganizada, violenta e bélica.
 
www.chorrochoonline.com
Fonte: O Povo com a Notícia