Canudos: 28ª Romaria da Terra do Conselheiro prossegue até amanhã

17/10/2015 19:22

romaria canudos

 

 

 

 

 

As palestras e apresentações culturais que aconteceram na sexta-feira (16) no Museu Antônio Conselheiro na cidade Canudos, no norte da Bahia, marcaram inicio da programação de 28ª Romaria da Terra do Conselheiro. As primeiras atividades promovidas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) fizeram homenagens a José Calazans (maior historiador de Canudos) e são mais voltadas mais para pesquisadores e estudantes

Neste sábado (17), a programação começou às8h, com a acolhida aos romeiros que chegam a Canudos e que devem visitar os locais históricos da cidade, principalmente o Parque Estadual de Canudos, local onde aconteceram as batalhas da maior guerra civil do Brasil. Ainda neste sábado a partir das 15h, acontece o desfile histórico enquanto na praça do Instituto Memorial de Canudos (IPMC), barracas de exposição mostram muitos materiais sobre as experiências de vida e produção do povo sertanejo inspirado nos ideais de Canudos e de Antônio Conselheiro, sendo que às 1h, acontecem debates, mesa redonda e show cultural com o cantor Cláudio Barris.

No domingo (18), a programação começa com uma alvorada pelas ruas de Canudos às 5h e em seguida, terá a celebração ecumênica na Capela do Cruzeiro situada ao lado do IPMC, depois da celebração tem a caminhada até o alto do Mário, local onde ocorre a bênção dos romeiros e os ritos de encerramento da programação.

Para o padre José Alberto, vigário da Paróquia Santo Antônio de Canudos, a variedade de pessoas que celebram a Romaria de Canudos reflete muito diversidade sociocultural de um projeto de solidariedade e inclusão social a qual foi a experiência do projeto do “Belo Monte”, como diz o tema da Romaria Canudos deste ano. (foto/divulgação)

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política

Fonte: Blog do Carlos Britto


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!