CHORROCHÓ E MAIS DEZ CIDADES PARTICIPAM DA MOSTRA DE EXPERIENCIAS NO CUIDADO EM DIABETES

14/12/2014 23:26

No dia 11 e 12 de dezembro na cidade de Paulo Afonso no salão do Hotel Belvedere aconteceu uma mostra de experiência no cuidado em diabetes. Cada cidade escolheu uma Unidade sentinela para a realização dos trabalhos no município.  Na composição da mesa diversas representações, entre eles o  representante da Organização Pan-Americana da Saúde Lenildo.

Dando continuidade ao evento Maria Do Carmo da 10ª Dires falou um pouco sobre o cenário da saúde da 10ª Dires e seu contexto sócio cultural. A nutricionista Ana falou sobre a capacitação dos profissionais e também sobre o plano alimentar e controle da doença.

 

PAULO AFONSO

Paulo Afonso foi a primeira a apresentar seus resultados, a Unidade sentinela foi o PSF Maruim com uma população de 4.357 pessoas o público alvo era maiores de 18 anos um total de 3.283 pessoas, os trabalhos foram apresentados pela enfermeira Camila, dos 180 pacientes convocados para realizar a Hemoglobina Glicada 136 realizou e 24 não realizaram.

Graça enfermeira do CEDEBA falou do importante papel dos ACS. Alex médico do CEDEBA parabéns pelo trabalho excelente. Mas relação à glicada sustentabilidade o que fazer? Enfermeira: já foi incorporado.

 

NOVA GLÓRIA

Enfermeira do PSF José Alves falou sobre o surgimento da Nova Glória e da abrangência da área do seu PSF que tem um total de 3.328 pessoas maiores de 18 anos e conta com 11 Agentes de Saúde. Fizeram o teste da Hemoglobina Glicada 117 pessoas, não fizeram 81 pessoas. A equipe traçou diversas estratégias para atrair a população com atividades em feira livre e o NASF realizou palestras.

Medica cubana do PSF disse: Está comprovado conhecimento sobre diabetes melhora a situação da doença, com os trabalhos do PROCED conseguimos ter bons êxitos, controle, alimentação correta, reconhecer pacientes com risco orientar informar e acompanhar. O que eles ganharam?  Aumento do conhecimento sobre sua doença. Como diz o Banco do Brasil “Bom para Todos”

Alex médico do CEDEBA Parabéns a equipe, e fez uma pergunta:  Antes do PROCED era rotineiro o processo do pé? Resposta: Não, mas quando a gente foi pro projeto a gente já tinha adiantado o processo.

 

MACURURÉ

Com uma população de 8.073 habitantes  e o público alvo da unidade sentinela de 1.748 pessoas maiores de 18 anos, foram rastreados 326 pessoas. coleta de 63 e não realizaram 11. Testes de sensibilidade 56 pessoas realizaram e 16 não realizaram.

Um vídeo sobre desafios e conquistas mostrou as dificuldades que a equipe enfrentou. Mas um quesito chamou a atenção à alimentação dos diabéticos na reunião de encerramento foi bem superior a de Chorrochó.

Uma senhora parabenizou a equipe e disse: vocês venceram e vão continuar vencendo.

 

DIAS DÁVILA

Equipe da enfermeira Mariana agradeceu o Secretario de Saúde , equipe e aos amigos pela presença. A Unidade Sentinela escolhida tem uma população de 3.224 pessoas, A enfermeira Mariana capacitou os ACS e disse com eles tudo fica mais fácil, eles são conhecedores da área eles fazem até artesanato.

A equipe realizou evento em Igreja, fez buscativas através de prontuários, tudo em áreas descobertas, realizaram evento em feira livre. A enfermeira fez questão de falar que os Agentes de Saúde levantaram a bola no CEDEBA eles foram muito atuantes.

O Agente Comunitário de Saúde Darcy parabenizou a equipe pelo brilhante trabalho.

 

CÍCERO DANTAS

A equipe da enfermeira Morgana conta com 11 Agentes Comunitários de Saúde e tem no seu PSF 2.330 pessoas cadastradas, com 1.660 pessoas maiores de 18 anos, a equipe fez um rastreamento populacional de 160 pessoas e 36 pessoas fizeram Hemoglobina Glicada.

A ACS Regina parabenizou o projeto sentinela e recitou uma poesia, dando continuidade o encerramento da equipe foi mostrando um vídeo com a participação da equipe nas atividades desenvolvidas e o depoimento de um Agente de Saúde.

 

PEDRO ALEXANDRE

População com mais de 18 mil habitantes 2.520 pessoas 1.524 foram o público alvo 40 pessoas foram convocadas para hemoglobina glicada compareceram 12 pessoas.

Secretario de Saúde: A população rural é extremamente carente, mais a gente faz acontecer.

Julia do CEDEBA: olhando e agradecendo eis um município que chama a atenção, é problema, pessoas não se encontram nas ruas, zona rural expassa, fazer uma apresentação de slide é uma novidade. O caminho só tem duas possibilidades é complicado dificílimo, não posso falar tudo mais vocês estão de parabéns.

Alex Médico do CEDEBA responsável pela analise falou do investimento e disse que as apresentações estão boas expandindo, multiplicando vocês surpreenderam, as dificuldades são grandes e foi muito bacana pelo resultado humano de fazer o bem.

 

CHORROCHÓ

Os trabalhos da equipe da Unidade Dona Lidu foram apresentados pelo Nutricionista Felix. O plano de ação traçado para conscientizar o povo foi à realização de eventos em feira livre, mutirão, visitas dos ACS a escolas, vistas domiciliares e ações com publicidade em carro de som particular de um dos Agentes Comunitários de Saúde, visita da enfermeira e do ACS nos comércios. A unidade sentinela tem 2.164 pessoas e 1.180 foram rastreadas. Hemoglobina Glicada 102 pessoas compareceram e 18 faltaram. Antes existiam 58 pacientes diabéticos, hoje são 88 diabéticos cadastrados e também foi criado um grupo de diabéticos Representando Chorrochó Marinho, Mazinho, Darcy, Maraiza , Leina, Felix, Natalia e Leo

Outras cidade também fizeram parte da mostra a Jeremoabo, Abaré, Rodelas, Santa Brigida.

Quatro técnicos do CEDEBA médico e dois enfermeiros estavam presentes. A Fundação que estava bancando o evento é da Dinamarca e atuou em parceria com o Governo do Estado.

 

www.chorrochoonline.com

Informação Entretenimento Cultura e Política

 

 

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!