CHORROCHOONLINE ENTREVISTA ELIESIO SUPERVISOR DAS ENDEMIAS E JONIZETE SUPERVISOR E LABORATÓRISTA A RESPEITO DA DENGUE NO MUNICÍPIO

02/05/2015 11:09

ELIESIO O NÚMERO DE CASOS DE DENGUE TEM AUMENTADO NO INTERIOR DA BAHIA. COMO ESTA A SITUAÇÃO DE CHORROCHÓ?

Eliesio: Chorrochó hoje tem um índice de 2.5, ta acima da media do governo que é uma meta abaixo de 1%, agora tendo em vista os índices que já deu no município esta bom.

 

QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE ESTÃO SENDO TOMADAS NO MUNICÍPIO?

Eliesio: Agente faz o trabalho de perifocal, focal, visita quinzenal em pontos estratégicos. Ex: borracharia, oficina.

 

EXISTE O RISCO DE UM SURTO DE DENGUE NO MUNICIPIO?

Eliesio: Existe sim, mais não 80% mais existe, exemplo Belém já deu positivo, teve casos de dengue, Macururé já teve casos de dengue e como a gente tem o vetor pode acontecer, dependendo das ações que a gente vai estar tomando, pode ter sim.

 

ONDE ESTÃO A MAIOR PARTE DOS CRIADOROS DA DENGUE NO MUNICÍPIO HOJE?

Eliesio: Chorrochó tem um problema serio nos casos de dengue a gente hoje esta melhorando, no passado a gente não tratava a água de beber em pote e aqui nos ciclos passados a gente encontrava muita larvas em potes, ai hoje com uma nova inseticida a gente ta tratando a água dos potes talvez melhore muito.

 

EM NOSSO MUNICIPIO QUAL É A LOCALIDADE MAIS PREOCUPANTE? ONDE OS INDICE ESTÃO ACIMA DO NORMAL?

Eliesio: Distrito de Caraíbas e Várzea da Ema são mais preocupantes que a sede.

 

DÊ QUE FORMA A POPULAÇÃO PODE CONTRIBUIR?

Eliesio: Na realidade a população não contribui em nada com a gente se o agente passa hoje em uma casa quando for com três quatro dias fazer supervisões ao chegar la o pessoal tem derramado a larvicida  isso na sede, Caraíbas tem pessoas com instruções que são as pessoas que mais tem conhecimento, são as pessoas que menos deixa fazer o serviço, já Várzea da Ema tem muita casa fechada e é uma das coisas que a gente vai bater muito é em pendências, o índice de pendência do município de Chorrochó em geral é alto,  por exemplo casas populares mesmo eu até estava falando com a Coordenadora Elza para ela ver uma medida no Poder Público para  ver o que a gente pode fazer com essas casas que as pessoas desabaram e deixaram as casas fechadas, temos que ver o que a gente pode fazer para ver se baixa o índice.

 

DE QUE FORMA O PODER PÚBLICO TEM ATUADO NO COMBATE A DENGUE?

Eliesio: Com a gente não tem atuado não, quer dizer mais nós também não procuramos para nós ajudar.

 

E QUANTO AO FUMACÊ POR QUE ELE NÃO ESTA SENDO ÚTILIZADO?

Eliesio: O fumacê que é usado agora tem os critérios do governo, o fumacê que é usado hoje é uma UBV maneira portátil o fumacê hoje só é usado em casos de epidemia pesada que a gente chama hoje de  UBV pesada, veja só se der um caso em um quarteirão a gente faz um raio de 30 metros e ali passa a UBV portátil e se a partir desse raio surgir outro caso a gente acrescenta mais um raio isso pra dengue, já para chikungunya o raio é maior até 100 metros a gente estende.

 

QUAL O RISCO DA CHIKUNGUNYA NO MUNICPIO?

Eliesio: É o mesmo risco da dengue, caso tiver um doente o vetor tai e vai transmitir do mesmo jeito.

 

QUAL A CIDADE MAIS PRÓXIMA QUE TEVE CASOS DE CHYKUNGUNYA?

Eliesio: Paulo Afonso, Euclides da Cunha e a gente sabe que quem leva o vetor é o transporte, então é fácil chegar existem muitos transportes daqui para Paulo Afonso e Euclides da Cunha. E o primeiro lugar que a Chikungunya chegou no Brasil foi em Feira de Santana.

 

QUAIS SÃO OS PRIMEIROS SINTOMAS DA DENGUE JONIZETE?

Jonizete: Febre, dores de cabeça, náuseas, dor nos ossos.

 

O QUE FAZER QUANDO ALGUÉM DESCOBRE QUE TEM DENGUE?

Eliesio: Procurar de imediato a coordenadora da vigilância sanitária para que ela encaminhe ao posto de saúde para fazer a sorologia.

 

QUANTAS VEZES UMA MESMA PESSOA PODE ADQUIRIR A DENGUE?

Eleisio: Quatro vezes, pode adquirir até quatro vezes.

 

NO MUNICÍPIO EXISTE ESSES QUATRO VIRUS?

Eliesio: Existem dois vírus no município. Chorrochó só foi detectado dois vírus dois tipos de dengue

 

DENGUE TEM CURA?

Eliesio: Tem

 

DENGUE PODE MATAR?

Eliesio: Pode matar e sempre, já tivemos casos de dengue hemorragica aqui no município e mata rápido se não se tratar mata rápido. MATA EM QUANTO TEMPO? Eliesio: ai depende do organismo da pessoa.

 

A RESPONSABILIDADE DE COMBATE A DENGUE CABE TANTO AO PODER PÚBLICO QUANTO A POPULAÇÃO. EM SUA OPINIÃO, COMO SÃO DIVIDIDAS ESSAS TAREFAS?

Eliesio: O Poder Público a prefeitura é o que a gente faz a campanhas preventivas e o combate direto ao vetor que é o tratamento nas casas, ai é o que eu estava falando pra você que a dificuldade nossa uma delas são as casas fechadas em todo o município. A população era quem mais deveria ajudar a gente era a população e a gente ta dependendo da população para nos ajudar de ter a boa vontade de abrir a casa e chamar os agentes, reclamar e a te procurar a vigilância e nós falar que estão disponíveis a nós ajudar, é um negocio tão incrível a gente esta encontrando larvas em casas que a gente nunca imaginou poder encontrar, Na minha opinião a maior dificuldade é a ajuda da população, agente vem batendo aqui desde 94 e as dificuldades são as mesmas, já fizemos varias campanhas, levantamentos com a educação e já nos ajudou muito mais o efeito é muito pouco.

 

JONIZETE QUAL É A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIX PARA POPULAÇÃO CHORROCHOENSE?

Jonizete: que a população se conscientize não deixar pneus no quintal, não deixar garrafas, limpar vasos e plantas deve colocar areia e limpar diariamente e deixar os agentes trabalhar, aqui em Chorrochó tem gente que proíbe do agente entrar em casa.

 

VOCÊ JÁ FOI PROIBIDO DE ENTRAR EM ALGUMA CASA ALGUMA VEZ?

Jonizete: Já e os meninos aqui já foram, sempre apareceu alguma piadinha, não posso ir agora, la não tem nada.

 

ELIESIO QUAL É A MENSAGEM QUE VOCÊ MANDA PARA OS CHORROCHOENSES A NIVEL DE PREVENÇÃO DA DENGUE?

Eliesio: que a população se empenhe mais não espere só pelos agentes, por que os agentes só fazem 40%, agora 60% é a população e se eles não se conscientizar que são eles que tem que nós ajudar, eu vou me aposentar estou aqui desde 94 já quase 15 anos e vai vim outro e vai outro Jonizete e os meninos vão continuar com os mesmos problemas em Chorrochó.

 

QUER DIZER QUE POR MAIS QUE VOCÊS DESENVOLVAM UM BOM TRABALHO SEM O APOIO DA POPULAÇÃO VOCÊS NUNCA VÃO CONSEGUIR VENCER ESSA GUERRA?

Eliesio: Não sem o apoio da população nós não vamos conseguir vencer, as vezes o pessoal pensa que a gente ta passando a UBV na cidade é acha que é um beneficio mais é pior é por que quando passa a UBV é por o problema ta grande, se a gente não pudesse usar a UBV nunca, seria a melhor coisa que poderia acontecer na cidade.

 

QUER DIZER QUE QUANDO O FUMACE VEM É POR QUE A SITUAÇÃO JÁ SE ALARMOU, A POPULAÇÃO NÃO FEZ O DEVER DE CASA?

Eliesio: Sim é por que a população não nós ajudou já é o último recurso o fumacê.

 

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!