COMEÇA HOJE A 8ª EDIÇÃO DO FESTIVAL REGIONAL DO UMBU EM UAUÁ

29/04/2016 14:20

Começa hoje na cidade de Uauá a 8ª edição do Festival Regional do Umbu. O evento, já consolidado na região Nordeste, conta com a participação de expositores de várias partes do país. Quem for ao Festival vai poder conhecer na Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar as delícias produzidas pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – COOPERCUC, como: geleias, doces, compotas e o grande destaque gastronômico do evento, a cerveja de Umbu. Além das guloseimas com o azedinho do umbu, o público também vai poder ter acesso a produtos e trabalhos da agricultura familiar, produzidos por outras cooperativas da região. Pensa que acabou? O Festival Regional do Umbu tem também espaço para lançamento do Livro de Receitas – Mesa Farta no Semiárido com passo a passo para que todos aprendam a fazer pratos com a cara do Sertão, verdadeiras iguarias! Faz também parte da programação o lançamento da Revista Bahia Oportunidades – Umbu o Fruto Permitido e o vídeo que conta a história da COOPERCUC.

O Festival Regional do Umbu é ou não é uma verdadeira delícia? E sabe o que é ainda melhor? Todos vão poder ter acesso a essas riquezas regionais de graça! E também apreciar shows musicais e concursos que vão ressaltar as belezas desta cultura tão rica e graciosa. As inscrições para os concursos estão abertas até amanhã (30/04) e são gratuitas. São três concursos: O concurso Cultural de Cordel da Juventude onde os participantes, com idade entre 14 e 29 anos, vão poder exercitar a escrita, este instrumento tão valioso nas lutas sociais. Para participar, os interessados terão que escrever um cordel com no mínimo dezesseis estrofes; tem também o concurso que dará espaço para aqueles que são apaixonados por disseminar suas experiências por meio de histórias, o concurso de Contadores de Causos. Nesse os participantes precisam escrever causos inéditos com até duas laudas. Os apaixonados por Aboios também vão poder mostrar os seus talentos, apresentando obras inéditas, com no máximo cinco minutos, inspiradas no tema desta edição do Festival “O ano Internacional das Leguminosas”. Nos três concursos os jurados vão avaliar a originalidade, adequação de recursos poéticos, linguísticos e correspondências com o tema proposto.  Nos três casos há premiação em dinheiro. Uma oportunidade para dar destaque a grandes taletos. E por falar em taletos, neste fim de semana se apresentam no palco do Festival montado na praça no Centro de Uauá: Roberto Dantas, Canindé e Cláudio Barris, que animam à noite desta sexta-feira; amanhã será a vez de Os Caboclos, Renan Mendes, Gogó e Nilton Freitas abrilhantarem a festa.

Programação

Sexta-feira 29/04

9h - Abertura da exposição: “ A história da COOPERCUC em imagens e vídeos”

11h -Homenagem as mulheres fundadoras da COOPERCUC e lançamento de livros, vídeos e revistas:

* Livro de Receitas – Mesa Farta no Semiárido ( receitas com produtos da agricultura família);

* Revista Bahia Oportunidades – Umbu o Fruto Permitido;

Livro e vídeo disponível site Coopercuc

* Cartilha - Juventude Rural e Cooperativismo - Caminhos para a Inclusão de Sucessão Rural no Semiárido Brasileiro;

* Vídeo documentário- Juventude Rural e Cooperativismo do Semiárido – Caminhos e Desafios.

14h - Apresentações Culturais (Fanfarra Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Uauá ;Reisado de Monte Santo e apresentação de Cavachão, artista de Uauá.);

Mesa redonda: Compras institucionais, desafios na execução do PNAE e PAA;

17h - Concurso de Contadores de Causos sobre o Sertão

18h - Apresentação cultural

21h - Shows musicais

Sábado, 30/04

8h 30 - Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar;

Exposição: A história da COOPERCUC em imagens e vídeos;

9h - Apresentação Cultural ( RBB grupo de crianças de Curaçá; Cia Teatral de Canudos);

9h15 - Mesa redonda: Políticas Públicas de Apoio a Agricultura Familiar;

11h - Apresentação Cultural;

14h - Oficinas/ Painéis temáticos

16h - Concurso de Aboiadores;

17h -Concurso de Cordel da Juventude;

18h - Premiação e apresentação cultural;

21h - Shows Culturais

Ascom coopercuc

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!