Conheça os 5 políticos mais ricos do Brasil

05/02/2014 13:30

Paulo Salim Maluf (© Getty Images)

Paulo Salim Maluf (Getty Images)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como no resto do mundo, os brasileiros que se tornam políticos são invariavelmente ricos, ou se tornam ricos antes de representar o país. Porém, muitos deles constroem suas fortunas de maneira questionável e, como resultado, os cidadãos criam um sentimento de desconfiança.

 

 

RANKING: 5 políticos mais ricos do Brasil

 

Pouco mais de meio ano depois de manifestantes exigirem uma limpeza e o fim da corrupção no Congresso em Brasília, a relação entre povo brasileiro e seus líderes ainda é tensa. Os protestos inicialmente começaram nas grandes cidades, contra as taxas abusivas do transporte público, e logo foram chamados de “revolução” pelos mais entusiasmados. Em última análise, eram demonstrações contra os líderes governistas.

 

 

Os políticos brasileiros estão entre os mais bem pagos e menos produtivos no mundo, sem mencionar que também estão entre os mais corruptos do planeta. Escândalos na política do Brasil se tornaram tão comuns no país, que há quem esteja satisfeito em votar em pessoas que notoriamente e descaradamente rouba dos cofres públicos. “Rouba, mas faz” é o argumento deste tipo de eleitor.

 

 

É um verdadeiro ciclo vicioso. Brasileiros odeiam seus políticos, mas continuam elegendo as mesmas pessoas. O ex-presidente José Sarney, por exemplo, cuja família reinou no Maranhão, um dos estados mais pobres do Brasil, por mais de cinco décadas, durante as quais se viu inúmeros escândalos políticos. Ao mesmo tempo, Sarney e sua família se tornaram um dos grupos políticos mais ricos do país, com um patrimônio líquido citado pela imprensa em US$ 100 milhões.

 

 

O resultado desse comportamento controverso é refletido em uma pesquisa feita pela “Transparecy International”. Ela aponta que 81% dos brasileiros sentem que partidos políticos são corruptos ou extremamente corruptos. Outro estudo, feito pelo “Datafolha”, mostrou que 24% dos que ocuparam as ruas para protestar em junho estavam lá exclusivamente contra os políticos, enquanto 84% declararam não ter vínculos com nenhum partido.

 

 

Contudo, há exceções, como indica a lista dos Políticos Mais Ricos do Brasil. A maioria dos políticos autores da lista, que foi baseada nos dados levantados pela Suprema Corte Eleitoral e apenas consideram os governantes em exercício, construiu suas fortunas antes de entrarem para a vida política. Eles têm parte em empresas de capital aberto, o que requer maior transparência e uma política corporativa mais restringente. Eles têm boas razões para manterem suas imagens afastadas da fama de corrupta, pois caso algo ocorra, seus negócios podem ser prejudicados.

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

Fonte: Forbes Brasil


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!