Coreia do Norte diz ter realizado com sucesso primeiro teste com bomba de hidrogênio

06/01/2016 14:34

O artefato explosivo teve uma força de 6 quilotons, de acordo com o gabinete de um parlamentar sul-coreano que é membro do comitê parlamentar de inteligência – aproximadamente a mesma dimensão do teste anterior da Coreia do Norte, que foi equivalente a entre 6 e 7 quilotons de TNT.

“Dada a escala, é difícil acreditar que isso seja uma bomba de hidrogênio verdadeira”, disse Yang Uk, um membro sênior do Fórum de Segurança e Defesa da Coreia.

“Eles podem ter testado algum (aparato) em estágio intermediário entre uma bomba A e uma bomba H, mas, a menos que apresentem alguma evidência nuclear, é difícil confiar no que alegam”, acrescentou.

Os Serviço Geológico dos EUA registrou um tremor de magnitude 5,1, que a Coreia do Sul disse ter sido a 49 quilômetros do local em Punggye-ri em que o Norte conduziu testes nucleares no passado.

O mais recente teste nuclear anterior da Coreia do Norte com um artefato atômico, em 2013, também registrou um tremor de 5,1 na escala do Serviço Geológico dos EUA.

O teste desta quarta-feira, caso confirmado, pode representar um avanço na tecnologia nuclear da Coreia do Norte. A alegação de miniaturização da bomba, que permitiria adaptar o aparato explosivo a uma arma acoplada a um míssil, poderia representar mais uma ameaça aos EUA e seus aliados regionais, o Japão e a Coreia do Sul.

As alegações anteriores de miniaturização feitas pela Coreia do Norte não puderam ser verificadas independentemente. Muitos especialistas também duvidam que o país possua uma tecnologia de mísseis capaz de, confiavelmente, lançar uma ogiva sobre os EUA.

 
Agência Reuters

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!