ENADE: EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES

13/11/2013 19:17

 
Informações importantes

1) Quem deve ser inscrito no Enade 2013?

  • Estudantes ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2013 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até 16/08/2013;

  • Estudantes concluintes: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até 16/08/2013.

2) Quem deve fazer a prova do Enade 2013?

Apenas os estudantes CONCLUINTES.

3) Se o seu nome não constar na lista dos inscritos, como proceder?

Procurar imediatamente o diretor/gestor de seu curso ou o coordenador regional do polo.

4) Qual a vantagem de se fazer uma boa prova do Enade?

Seu curso sendo bem conceituado, seu diploma terá maior aceitação no mercado de trabalho, e, consequentemente você terá maiores oportunidades de construir uma carreira sólida e de sucesso.

5) É obrigatório responder o Questionário do Estudante?

Sim. Uma vez que o Questionário do Estudante tem como objetivo colher informações sobre o perfil socioeconômico. Em 2013 será respondido exclusivamente por meio do endereço http://enade.inep.gov.br, durante o período de 20 de outubro a 24 de novembro de 2013.

Após o preenchimento do questionário, o estudante receberá a informação sobre seu local de prova, momento em que será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante.

6) Qual a situação do aluno concluinte que não realizar a prova do Enade 2013?

É considerado irregular perante o Inep/Enade e não poderá colar grau e nem ter seu diploma registrado até que regularize sua situação que se dará com sua inscrição, pelo Curso, no Enade do próximo ano.

7) Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas sobre conhecimentos gerais, atualidades) e 30 da parte de formação específica da área (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas sobre o conteúdo específico de seu curso).

8) A que horas o aluno deverá se apresentar no local de prova?

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15min (horário oficial de Brasília) do dia 24 de novembro de 2013, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13 horas (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.

9) Qual o tempo mínimo de permanência do aluno no local de prova?

O aluno deverá permanecer na sala de realização da prova no mínimo uma hora após o seu início.

 
 
O que é?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma avaliação anual feita pelo MEC para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil através do conhecimento dos alunos, tanto os que estão ingressando, quanto os que estão concluindo seu curso superior.

O ENADE é importante para a Instituição de Ensino Superior, mas é duas vezes mais importante para você aluno. Através do ENADE é que o MEC gera o conceito de seu curso. Isso acaba definindo o peso e importância de seu diploma.

Objetivos do Enade:

Avaliar:

1) o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação;

2) o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;

3) o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

 

Quem participará?

Os alunos CONCLUINTES, ou seja, os que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade 2013 até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem percentual superior a 80% (oitenta por cento) de cumprimento da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição (16/08/2013).

Serão avaliados pelo ENADE no ano de 2013 os estudantes dos cursos da Uniube que conferem diploma em:

  • Bacharelado em: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social;
  • Tecnológicos em: Agronegócio e Gestão Ambiental.

 

Por que fazer ENADE?

Porque faz parte da avaliação de seu curso o seu desempenho no ENADE.

Tendo um curso mais conceituado significa ter um diploma com maior aceitação no mercado de trabalho.

Uma maior aceitação no mercado de trabalho proporciona maiores oportunidades de construir uma carreira de sucesso.

Participe e faça o seu melhor!

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!