“Era dos barões da corrupção chega ao fim”

05/10/2017 07:28

 O juiz Sergio Moro, ao receber o Notre Dame Award, destacou em seu discurso que a impunidade para os “barões da corrupção” está chegando ao fim


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O juiz Sergio Moro, ao receber o Notre Dame Award, destacou em seu discurso que a impunidade para os “barões da corrupção” está chegando ao fim. E ainda: “Eu devo dizer que eu sou apenas um dos agentes do Movimento brasileiro anticorrupção. Os cidadãos brasileiros recuperaram em 1985 todos os seus direitos e liberdades democráticas depois de mais de vinte anos de ditadura militar. As Forças Armadas brasileiras tiveram um grande e importante papel na história do Brasil. Elas foram responsáveis pela independência e a integridade territorial do Brasil, mas esse período de ditadura militar foi – sem qualquer dúvida – um grande erro.

Apesar da recuperação completa de nossos direitos e liberdades democráticas em 1985, outros erros foram cometidos desde então. Parece que nós, como um povo, falhamos em prevenir o desvio e o abuso do poder público para ganhos privados. Então a corrupção cresceu e com o tempo espalhou-se, tornou-se endêmica ou sistêmica.

Entretanto, não há democracia real com corrupção disseminada e impunidade. Democracia exige governo de leis, instituições fortes e integridade. Especialmente desde uma decisão famosa do Supremo Tribunal Federal brasileiro em 2012, no assim chamado Mensalão, os cidadãos brasileiros começaram a entender que a corrupção mina a eficiência da economia e a qualidade de nossa democracia. A assim chamada Operação Lava Jato é somente mais um grande passo na luta do povo brasileiro contra a corrupção disseminada.

Leia mais na edição impressa do jornal ou na Tribuna Virtual.