ESCRITOR WALTER ARAÚJO COSTA FALA SOBRE O DISCURSO DA PREFEITA RITA CAMPOS DE CHORROCHÓ-BAHIA

18/08/2013 19:03

            

O discurso da prefeita Rita Campos foi emocionado. Deixou uma sensação de vitória pela expectativa de realização dos serviços do esgotamento sanitário. Pecou num ponto: demonstrou que não se desgrudou da sombra do ex-prefeito Humberto Gomes Ramos, seu Secretário de Governo e líder político de destaque.

Entretanto, se esse atrelamento é em benefício do município de Chorrochó não cabe nenhum reparo, tem mesmo é que agradecer, dizer que está aprendendo com ele. A prefeita Rita parece dedicada e preocupada com a população. Voz embargada pela emoção demonstrou sinceridade e vontade política. Falou das dificuldades ocasionadas pela seca, reivindicou mais benefícios para Chorrochó, falou da conquista do milho mais barato para pequenos agricultores e pediu mais. Enfim, “mandou bem”.

Quanto ao governador Jaques Wagner, cobra criada na política, não fez um discurso, conversou com os presentes. É seu estilo.  Até se saiu bem da saia justa, que foi o protesto dos rodelenses presentes. Chegou a se irritar com um dos manifestantes, mas, muito esperto, pegou o fio da meada e se lembrou das próximas eleições. E continuou a conversa mansa, didática, convincente. Sobre a polêmica da demarcação dos territórios de Macururé, Rodelas e Glória que, segundo entende, o desfecho deve acontecer na mesa de negociação e, em último caso, através da Justiça, disse apenas que foi feito um estudo técnico. Politicamente não podia dizer mais.

O governador não se esqueceu de levar os nomes de Lula e Dilma Rousseff para o palanque de Chorrochó, ao dizer que aprendeu política com Lula e que Dilma está fazendo muita coisa. Cabo eleitoral forte de ambos, Jaques Wagner sabe que a campanha de 2014 já precisa ser pavimentada.

Os demais discursos nada acrescentaram ao que já se esperava. Entre eles, os de políticos de olho nas próximas eleições, como o deputado Marcelo Nilo, angariando votos, passando a mão na cabeça de eleitores e o deputado e ex-ministro Mário Negromonte cuidando do seu reduto eleitoral, até citou o falecido advogado Adauto Pereira de Souza, respeitável ícone das caatingas de toda região de Paulo Afonso.   O importante é que Chorrochó fez um gol contra a burocracia e conseguiu esta conquista: o esgotamento sanitário. Parabéns para a prefeita Rita Campos.

 

Quem escreve:

Walter Araújo Costa advogado,escritor e jornalista.
Política, poder, cultura, bastidores, literatura.
São Bernardo do Campo - SP
araujo-costa@uol.com.br

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!