Estudantes da Educação Profissional de Paulo Afonso criam Vela Repelente para combater o mosquito Aedes Aegypti

27/12/2017 10:10

Pensando em afastar ou até eliminar indesejáveis o mosquito Aedes Aegypti, causador da Zica, Dengue e Chikungunya, as estudantes Adriele Santos, Gilmara Gomes e Vitória Silva, desenvolveram a “Vela Ecológica Repelente”. As jovens, são do curso técnico em Análises Clínicas, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Itaparica II Wilson Pereira, em Paulo Afonso, a 434 Km de Salvador, no Vale do São Francisco. Para a produção da vela, as estudantes utilizaram além da parafina, apenas três ingredientes: raspas de limão e de laranja e cravo triturado.  

“Criamos a vela com o intuito de ajudar a comunidade, por ter um custo baixo e uma alta eficácia. Os moradores daqui da cidade sofrem com os mosquitos e as doenças transmitidas por eles, que nem sempre tem condições de comprar o repelente que é vendido no mercado. São ingredientes e materiais que temos em casa ou de fácil aquisição e pode ser feito por qualquer pessoa que queira espantar ou até eliminar esses temidos pernilongos”, conta Vitória.

Para comprovar a eficiência do produto, as estudantes distribuíram as velas entre os colegas para que fossem testadas em suas residências. “Testamos as velas em nossas casas e também distribuímos algumas para nossos colegas de sala e professores. O resultado foi mais que o esperado, pois pensamos que a vela apenas afastaria os mosquitos, mas ela conseguiu até exterminar alguns. Acreditamos que o cheiro da laranja do limão e do cravo queimando espanta os mosquitos do ambiente”, revela Adriele.

 Vela Repelente:

Ingredientes

  • Parafina
  • Raspas de Limão
  • Raspas de Laranja
  • Cravo Triturado

Materiais

  • Barbante
  • Recipiente (pequeno ou médio) de vidro ou alumínio
  • Uma panela pequena

Modo de preparo

Na panela, dissolva a quantidade desejada de parafina, sem deixar ferver, em seguida coloque os ingredientes (uma colher de chá): a raspa do limão, a raspa da laranja e o cravo triturado. Misture e leve ao recipiente escolhido. Coloque um pedaço do barbante e espere secar. 

 

 

Fotos: Divulgação

 
 
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia