EUA lançam interceptador de míssil balístico a partir de base na Califórnia

31/05/2017 11:09
Míssil do sistema de Defesa de míssil balístico dos Estados Unidos é lançado nesta terça-feira (30) da base aérea de Vandenberg, na Califórnia (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson)

 

 

Os Estados Unidos lançaram nesta terça-feira (30) um interceptador de míssil a partir de uma base na Califórnia. O objetivo foi simular a derrubada de um míssil balístico intercontinental que possa chegar ao país. O lançamento foi feito pelo Pentágono a partir da base Vandenberg, na Califórnia.

O míssil interceptador deverá voar sobre o Oceano Pacífico e derrubar um outro míssil que será lançado do centro do Oceano. Segundo a agência Reuters, pode demorar algumas horas até que o Pentágono divulgue se o teste teve êxito.

O lançamento do interceptador pôde ser visto em um raio de mais de 80 km da base, mas a derrubada do míssil não seria visível em terra. De acordo com a agência Efe, trata-se da primeira vez que o Pentágono tenta derrubar um míssil de alcance intercontinental.

O teste é realizado dois dias depois de a Coreia do Norte disparar um míssil que percorreu 450 quilômetros em direção ao leste até cair em águas da Zona Econômica Especial (ZEE) do Japão, espaço que se estende cerca de 370 quilômetros a partir de seu litoral.

A Coreia do Norte segue dando passos rumo à possibilidade de ter tecnologia de mísseis de longo alcance capaz de chegar a território americano, bem como o desenvolvimento de uma ogiva nuclear suficientemente compacta para ser armada em um míssil. Informações do G1.