FAB AFASTA CONTROLADOR APÓS APROXIMAÇÃO PERIGOSA DE AVIÕES

30/06/2015 13:56
 
 
Da Folha de São Paulo
 
A FAB (Força Aérea Brasileira) afastou preventivamente um controlador de tráfego aéreo após dois aviões ficarem muito próximos um do outro em pleno ar. O caso, classificado como “incidente de tráfego aéreo”, ocorreu sobre a Bahia na tarde de domingo (28). Um Boeing 737-800 da Gol que ia de Salvador para Aracaju ficou perto de um ATR-72 da Azul que fazia a rota entre Barreiras (BA) e Salvador.
 
Segundo o piloto do voo da Gol, a distância entre as aeronaves ficou a 200 pés, ou 61 metros. Em gravação disponível em um fórum de aviação, o piloto chama a atenção da controladora de tráfego aéreo para a proximidade entre os aviões. A separação convencional entre aeronaves é de 1.000 pés, ou 300 metros.
 
O Boeing acabava de decolar de Salvador e cruzou com ATR que havia decolado de Barreiras
 
Os aviões têm equipamentos capazes de detectar a proximidade de outra aeronave –são os TCAS, sigla em inglês para sistema anticolisão de tráfego. Quando uma aeronave está muito próxima da outra, um alerta é dado na cabine aos pilotos das duas aeronaves para manobrarem –em direções opostas. Esses episódios são conhecidos como quase colisão e tratados como incidente.
 
Há três escalas de alerta no TCAS indicando proximidade –o avião da Azul apareceu no radar da aeronave da Gol na segunda escala, uma antes da vermelha, a mais grave, que determina manobra evasiva.
 
www.chorrochoonline.com
Informação entrtenimento cultura e política
Fonte: Mural

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!