HISTÓRIA DA BANDEIRA DE CHORROCHÓ-BAHIA

18/08/2013 19:37

 

       

A bandeira de Chorrochó foi idealizada por uma equipe de chorrochoenses, tendo à frente: Francisco Afonso de Menezes, Maria do Socorro Menezes Ribeiro, Maria Terezinha de Menezes, por solicitação da Coordenadora Municipal de Educação Marina Maria de Araújo Menezes, na gestão do Prefeito Municipal José Juvenal de Araújo.

 

A coordenadora Marina Maria de Araújo Menezes mandou confeccioná-la, apresentando-a publicamente no desfile cívico de 12 de Setembro de 1984 comemorativo dos 30 anos da reemancipação política do Município.

 

As cores fazem referência à Bandeira do Estado. Tem no azul, a beleza do céu chorrochoense, o vermelho representa a aridez da terra, e o branco remete à paz.

 

No centro da faixa branca, um Brasão apresenta o que de melhor identifica o Município: a Igreja - construída por Antonio Conselheiro - em torno da qual se fizeram outras edificações que deram início a povoação - o bovino representa a colonização do Sertão pela Casa da Torre, o mandacaru - símbolo do Bioma Caatinga - o algodão base econômica até a década de 1980, quando o "bicudo", introduzido no Nordeste chegou a dizimar o algodoeiro arbóreo..

Completa o Brasão, em sua parte superior uma simbologia do Castelo da Torre, e na parte inferior uma faixa branca com a data em que foi reinstalado oficialmente o Município de Chorrochó.

 

 

   PESQUISADORA: THEREZA HELENA CORDEIRO DE MENEZES                                                                      

 

www.chorrochoonline.com                                                                                        

CONECTADO COM VOCÊ                                                                                        

                                                      

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!