MDA entrega mais 82 caminhões do PAC para municípios baianos. Confira a relação dos municípios beneficiados

16/12/2013 02:58

MDA entrega mais 82 caminhões do PAC para municípios baianos

                                          

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza, nesta segunda-feira (16), em Salvador (BA), a solenidade de doação de mais um lote de máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). São 42 caminhões pipa e 40 caminhões-caçamba para 76 municípios, beneficiando mais de 225 mil agricultores familiares.

 

Na avaliação do delegado federal do MDA na Bahia, Welliton Rezende, os equipamentos doados pelo PAC 2 auxiliam de forma efetiva a melhoria dos indicadores sociais dos municípios da região. “Os municípios do semiárido atingidos pela estiagem têm uma fragilidade econômica e social fruto da prolongada falta de chuvas, e o Governo Federal está ajudando a resolver um nó critico que é circulação de pessoas e produtos nestas localidades”, ressalta o delegado ao lembrar que a grande maioria dos municípios não teria a condição de adquirir o conjunto de equipamentos doados pelo ministério.

 

Para Andrea Oliveira Silva, prefeita de Anagé, distante 560 quilômetros de Salvador, os investimentos do PAC 2 em equipamentos para a melhoria das estradas rurais já começa a fazer efeito em seu município. “Por conta da seca estamos enfrentando uma situação muito difícil. Temos, inclusive, dificuldade para manter os serviços básicos. Mas com as máquinas do PAC estamos garantindo a melhoria das estradas rurais” ponderou a prefeita.

 

Ela também chama a atenção para o resgate da dignidade dos homens e mulheres do campo. “Com a melhoria das estradas garantimos o direito de ir e vir além de impulsionar o desenvolvimento. Com estradas melhores fica mais fácil comercializar a produção”, conclui, ao lembrar que, em Anagé, mais de 80% da população mora na zona rural. O município já recebeu do MDA a doação de uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão caçamba.

 

Com a entrega desta segunda-feira, o MDA já terá doado 1.077 máquinas para 397 municípios. O valor investido na aquisição destes equipamentos já supera R$ 281 milhões. Ainda vão faltar mais 700 equipamentos, sendo 104 motoniveladoras, 229 caminhões-caçamba, 140 caminhões pipa e 227 pás-carregadeiras. Ao final do programa o valor total do investimento federal em máquinas para as prefeituras será de R$ 487 milhões, beneficiando mais de 644 mil agricultores familiares e mais de 3,6 milhões de moradores da zona rural.

 

Enfrentando a seca

O conjunto de equipamentos doados pelo MDA para os municípios do semiárido – retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão pipa e pá-carregadeira – são, na visão de Welliton Rezende, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida na região. “A seca sempre vai existir, é característica do bioma. O que varia é sua intensidade e o quanto os municípios e os agricultores estão preparados para lidar com ela”, afirma o delegado federal do MDA.

 

Um dos principais usos das máquinas doadas pelo ministério na região serão a melhoria e manutenção das estradas vicinais, abertura e limpeza de aguadas e construção de barragens subterrâneas, garantindo água para os animais e para a produção rural. “Estas máquinas do PAC fazem parte de um conjunto de programa e políticas que, integradas, vão gerar desenvolvimento rural sustentável”, concluiu Rezende.

 

 

Serviço

Evento: Solenidade de entrega de caminhões do PAC2

Data: Segunda-feira, 16/12/2012

Horário: 9h

Local: Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador

Endereço: Av. Luís Viana Filho – s/nº – Itapuã - Salvador

 

Relação dos municípios beneficiados
Adustina
Anagé
Barra
Barra da Estiva
Barrocas
Boquira
Brumado
Cabaceiras do Paraguaçu
Caém
Caldeirão Grande
Campo Alegre de Lourdes
Campo Formoso
Canarana
Cicero Dantas
Coração de Maria
Cravolândia
Crisópolis
Curaça
Nova Soure
Oliveira dos Brejinhos
Paratinga
Piatã
Pilão Arcado
Pindaí
Quijingue
Rafael Jambeiro
Remanso
Ribeira do Pombal
Ruy Barbosa
Santo Estêvão
São Gabriel
Sátiro Dias
Seabra
Serra do Ramalho
Serra Dourada
Serrinha
Sitio do Quinto
Souto Soares
Tanquinho
Tremedal
Uaua
Uibai
Araci
Botuporã
Buritirama
Caculé
Caetité
Canápolis
Cândido Sales
Cansanção
Casa Nova
Conceição do Coité
Conde
Euclides da Cunha
Fatima
Ibititá
Ibotirama
Igaporã
Ipecaetá
Ipirá
Itapicuru
Juazeiro
Lençóis
Licínio de Almeida
Livramento de Nossa Senhora
Mansidão
Morpara
Nova Canaã
Paripiranga
Presidente Dutra
Rio Real
Santa Rita de Cássia
Santaluz
São Félix do Coribe
Sitio do Mato
Xique-xique

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

Fonte: MDA


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!