Mostra de projetos científicos antecipa programação da Virada Educacional Bahia

02/12/2016 12:46

As es­colas es­ta­duais irão pro­mover 12 horas se­guidas de ati­vi­dades no “#TransformaÊ: Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia”, que será re­a­li­zado, nesta terça-feira (6), si­mul­ta­ne­a­mente nas escolas da ca­pital e do in­te­rior, com muita arte, música, dança, intervenções sociais, jogos e integração entre as escolas e as famílias. Algumas ações, no entanto, começam já na segunda-feira (05), como é o caso da Mostra de Projetos de Pesquisa de estudantes premiados para a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia 2016 (FECIBA), a partir das 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

 

Na mostra, que segue até terça-feira (6), os estudantes premiados na FECIBA irão receber bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Os projetos se destacam pelo alcance social, aliando, na maioria dos casos, tecnologias sociais e inovação. Eles abordam questões como soluções para adubação na Agricultura Familiar, de plantas e equipamentos usadas no combate ao Aedes aegypy e de matriz energética. Também revelam instrumentos para corrigir a postura e ajudar a amplificar a voz dos professores e incluem ainda temas como gênero, sexualidade, preconceito e motivação juvenil.

 

Como parte da programação da Virada Educacional Bahia, também será realizada, na segunda e terça (5 e 6), no IAT, uma exposição de 29 álguns do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA). São imagens e textos, por meio dos quais, os estudantes desvendam o patrimônio natural, histórico, artístico e cultural dos municípios baianos. Na ocasião, também será feita a pré-seleção dos demais projetos artísticos desenvolvidos durante o ano letivo pelos estudantes e já selecionados nas estapas escolares e regionais. São eles: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempo de Arte Literária (TAL), Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante), Mostra do projeto Dança Estudantil (Dance) e Festival Estudantil de Teatro (Feste).  

 

TransformaÊ – Nas escolas, os estudantes ultimam os preparativos se mobilizando para a Virada Educacional Bahia. Na Escola Severino Vieira, em Salvador, os estudante prometem show de talentos, oficinas de arte, cultura, saúde e sobre sustentabilidade. No Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Corrente, em Santa Maria da Vitória, serão realizadas intervenções sociais, quando os estudantes irão prestar serviços gratuitos à população nas áreas de Enfermagem, Saúde Bucal e Análises Clínicas. No Colégio Polivalente de Itapetinga, os estudantes usaram a Biblioteca da escola para fazer um vídeo de mobilização, inspirados em um movimento chamado “manequin challenge”.

 

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política