MUNDO OU UNIVERSO: MAIS DE 200 MIL PESSOAS SE INSCREVERAM PARA VIAGEM SÓ DE IDA AO PLANETA MARTE

10/09/2013 20:25

Mais de 200.000 pessoas de 140 países inscreveram-se para fazer parte do primeiro grupo de colonizadores de Marte em uma viagem sem volta. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira pela empresa holandesa sem fins lucrativos Mars-One, à frente do projeto. Segundo informações divulgadas em abril, a empresa busca 24 voluntários — seis grupos de quatro pessoas — de diferentes nacionalidades para enviar ao planeta vermelho em missão só de ida.

Ao todo, 202.586 pessoas se registraram para integrar a primeira leva de colonos. As inscrições foram abertas em abril deste ano. O maior grupo de interessados é dos Estados Unidos (24%), seguido por Índia (10%), China (6%) e Brasil (5%). Há ainda candidatos da Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Alemanha, Austrália, Canadá, Filipinas, França, Itália, Polônia, Reino Unido, Rússia, Turquia e Ucrânia.

Três fases de seleção estão previstas para os próximos dois anos. Até 2015, entre seis e 10 equipes de quatro pessoas receberão treinamento completo, antes que “algumas delas se tornem em 2023 os primeiros humanos a pousar em Marte para lá viverem pelo resto de suas vidas”, segundo a Mars-One.

 O projeto, estimado em 6 bilhões de dólares, recebeu o apoio do ganhador holandês do Prêmio Nobel de Física em 1999, Gerard’t Hooft, mas ainda desperta muito ceticismo na comunidade científica. Até agora só houve missões com robôs até Marte, todas realizadas pela Nasa. A agência espacial americana informou em maio que os Estados Unidos estão decididos a enviar astronautas a Marte dentro de duas décadas.

São muitos os obstáculos para uma missão de colonização do planeta vermelho. Além de não poder retornar à Terra, os participantes terão que encontrar água, produzir oxigênio e cultivar seus próprios alimentos. A viagem, em si, é outro desafio: os tripulantes terão de se submeter a altas taxas de radiação cósmica. Atualmente, não existe uma cápsula capaz de transportá-los em segurança até Marte, admite a Mars-One. (Veja/Com agência France-Presse)

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!