Nascente do rio São Francisco secou, afirma diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra.

24/09/2014 21:07
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em entrevista ao portal G1, Luiz Arthur Castanheira, diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, afirmou que a nascente do Rio São Francisco secou. 
"Isso não é comum, é preocupante. Não há dúvida de que algo em grande escala está mudando em nosso ecossistema. As principais barragens do Alto São Francisco, que são a de Três Marias e Sobradinho, estão sendo ameaçadas e se aproximam do limite de volume útil de água. Ou seja, a água dos principais afluentes está chegando ao nível zero, e a biodiversidade do rio está comprometida, além de a qualidade do rio estar se deteriorando", afirmou ele.
De acordo com Castanheira, a situação crítica já é notada faz tempo e é inédita na história do rio, o maior de águas totalmente brasileiras - o São Francisco nascem na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e desemboca no Atlântico entre Alagoas e Sergipe.
"Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar? A situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa, mas desse nível nunca vi em toda a história”, disse Castanheira.
Com a estiagem, as represas ligadas ao São Francisco já apresentam níveis alarmantes. A Três Marias, primeira barragem construída ao longo do rio, registrou 6% de seu volume útil nesta semana. Yahoo
 
www.chorrochoonline.com
Informação Entretenimento e Cultua
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!