NOTA DE REPÚDIO: Dos estudantes indígenas e não indígenas no 2º Encontro de Estudantes Indígenas da UNEB

29/05/2017 07:20
 
NOTA DE REPÚDIO
 
Nós, estudantes indígenas e não indígenas, reunidos entre os dias 26 a 28 de maio de 2017 na Universidade do Estado da Bahia- UNEB, campus III Juazeiro, no 2º Encontro de Estudantes Indígenas da UNEB. Viemos declarar o nosso repúdio aos desmandos do governo ilegítimo de Michael Temer e seus aliados. Após mais de 500 anos de roubo e exploração, vivenciando o genocídio dos povos indígenas e a usurpação das terras que sempre foram nossas historicamente.
Famílias desoladas, povos destruídos e o agronegócio avançando com o sistema capitalista, falta de respeito com a vida dos que já estavam aqui zelando, cuidando, plantando nessas terras, antes delas serem invadidas pelos portugueses que aqui chegaram. As terras pertencem aqueles que aqui estavam, quando esses que nem imaginavam que essas terras existiam as invadissem.
Queremos o que é nosso, nossas terras e nossas riquezas que sempre foram tiradas de nós, sem ao menos nos pedirem licença, nossa demarcação para que não retirem de nós a terra que é a nossa vida, nosso presente e nosso futuro.
A terra é mais do que um simples pedaço de chão ou demarcação de um território material. O mantimento da nossa cultura depende, necessariamente, da relação que mantivermos com a terra. Extraindo dela os elementos necessários para os nossos usos, costumes e tradições. Cabe dizer, que toda a nossa organização social depende também, do nosso território; essencial à produção/reprodução das nossas instituições, principais meios de garantia e luta por direitos.
Pelos motivos aqui expostos, pelos escândalos praticados pelo atual governo - dos quais já tomou ciência a sociedade brasileira, e pelos inescrupulosos ataques aos direitos indígenas, reiteramos nosso repúdio ao governo ilegítimo de Michel Temer e seus aliados.
FORA TEMER E DIRETAS JÁ!
 
Juazeiro-BA, 28 de maio de 2017.