Novos extintores obrigatórios para veículos estão em falta na capital

03/01/2015 11:37

Desde dezembro, o comércio sofre com o desabastecimento do equipamento de segurança, por conta do aumento da demanda

Os donos de veículos automotores (exceto motos) que deixaram para comprar os novos extintores do tipo ABC, definidos em resolução do  Conselho Nacional de Trânsito (Contran) como obrigatórios desde a última  quinta-feira (1º), estão com dificuldades de encontrar o produto.

Novos extintores obrigatórios para veículos estão em falta na capital
(Foto: 
Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Desde o final de dezembro, o comércio de Salvador sofre com o desabastecimento do equipamento de segurança, por conta do aumento da demanda. No primeiro dia útil do ano, nenhum dos estabelecimentos de locais tradicionais como a Baixa de Quintas, por exemplo, possuía o produto e a expectativa era que novos só chegassem a partir de segunda-feira.

De acordo com o major Genésio Liude, do Detran, a falta de estoque, no entanto, não determinará o adiamento da fiscalização e, consequentemente, a aplicação de multas. “A lei é de novembro de 2009.

Houve cinco anos para que os motoristas pudessem fazer a troca do extintor”, explicou, lembrando que o carro que for identificado sem o item será retido e o motorista perderá cinco pontos na carteira pela grave infração. A resolução também prevê multa de R$ 127,69.

Antes de correr para comprar o extintor, o major orienta que o motorista verifique o artigo, uma vez que os carros produzidos depois de 2005 já saíram de fábrica obedecendo a decisão da resolução 157/2004 do Contran.

A exigência garantirá mais segurança em caso de incêndio no carro, uma vez que o novo item contempla não apenas a extinção das chamas em líquidos inflamáveis e sistemas elétricos, mas também atua sobre todos os tipos de sólidos do veículo.

O comerciante Fábio Lobo, do Baratinho Autopeças, teme que a falta de produtos faça alguns condutores optarem por saídas perigosas. “Alguns vão adquirir o produto até pelo triplo do preço sem muitas garantias de qualidade”, alertou o empresário.

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política

Fonte: Correio 24 horas.com.br


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!