OPERAÇÃO PIPA: PIPEIROS DE CHORROCHÓ PARTICIPAM DO SORTEIO PARA OS MESES DE NOVEMBRO, DEZEMBRO E JANEIRO, EM PETROLINA.

29/10/2015 12:16

 

O Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro foi implementado pelo Governo Federal há mais de 15 (quinze) anos. Seu objetivo é realizar o abastecimento de água potável para o consumo humano no Polígono da Seca Nordestino, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em 2005, o Governo Federal, ciente do auto índice de credibilidade do Exército Brasileiro junto à população, bem como a sua capacidade de organização e planejamento, assinou Portaria Interministerial delegando ao Exército Brasileiro a execução do referido programa, o qual recebeu a denominação de Operação Pipa.

  As atividades da Operação Pipa compreendem à distribuição de água potável, preferencialmente por meio de carros-pipa, às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem com prioridade para os municípios que encontram-se em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizada é responsável pela Operação no Município de Chorrochó, compreendendo 30 (trinta) municípios entre os Estados de Pernambuco e Bahia.

  Mensalmente, o 72º BIMTZ envia para os municípios que estão com a Operação Pipa “em execução”    equipes de militares para realizarem as atividades de fiscalização, as quais compreendem: a fiscalização da documentação dos motoristas (pipeiros) e seus respectivos caminhões, controle de tickets, as condições higiênicas e estruturais das cisternas, a quantidade de água distribuída por povoado e ainda, a conferência dos trabalhos realizados pelos pipeiros. No dia 28 de outubro de 2015 foi realizado na sede do 72º BIMTZ/Petrolina o sorteio de definição de rotas onde participou os pipeiros de Chorrochó e mais 12 municipios. 

 

FONTE: CHORROCHOONLINE

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!