Pescadores artesanais beneficiados pela Codevasf fazem primeira despesca de tilápia em Ibó‏

11/05/2015 11:41

Pescadores de Ibó, distrito de Belém do São Francisco (PE), no sertão de Itaparica, comemoraram nesta semana a primeira despesca de tilápia produzida em 50 tanques-rede fornecidos pela Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco. O apoio da empresa beneficiou doze pescadores da Associação dos Trabalhadores do Transporte Fluvial de Ibó (Attif), com um investimento de aproximadamente R$ 60 mil.

Os recursos foram repassados pelo Ministério da Integração Nacional, no âmbito Plano Brasil sem Miséria. A parceria entre a Attif e a Codevasf foi iniciada há cerca de três anos. Além dos tanques, fornecidos há pouco mais de um ano para a associação, a Companhia proveu capacitação, alevinos e ração para os pescadores, cujo trabalho vem sendo acompanhado por técnicos da empresa.

Este primeiro ciclo de produção rendeu 12 mil quilos de tilápia. Segundo o presidente da Attif, Paulo Wanderley Gonçalves, a meta com os tanques-rede fornecidos pela Codevasf é chegar a uma produção mensal de cinco mil quilos. “Estamos trabalhando de forma organizada para que a atividade possa gerar uma renda de até mais de um salário mínimo para cada produtor“, destaca.

De acordo com o gerente regional de revitalização da Codevasf, Elijalma Beserra, o primeiro passo para a concretização de parcerias com a Companhia no reforço da criação de peixes é promover a organização de cooperativas e associações. “Não adianta apenas atender, mas sim fazer com que o projeto se torne realidade. Os que se tornam realidade são os que têm boa base. Pregamos isso: se organizem, procurem a documentação necessária, entrem com os projetos na Codevasf, munidos desses documentos, e assim as ações sairão. Hoje temos um exemplo disso aqui em Ibó“, afirma Beserra. (foto/divulgação)

www.chorroxhoonline.com

Informação entretenimento cultura e política

Fonte: Blog do Carlos Britto

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!