PROGRAMA ESTADUAL DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA, ESTARÁ EM CHORROCHO-BA

22/07/2015 08:33
 
Aconteceu na tarde desta terça-feira (21) na Câmara de Vereadores uma reunião da equipe da secretaria municipal de saúde com representantes da Sesab para o recebimento do programa estadual de rastreamento do câncer de mama. Estratégia itinerante no Município de Chorrochó-Ba.
 
A Senhora Fatima Tanajura da Dipro-Diretoria de projetos da Sesab fez uma explanação do programa e abordou temas pertinentes à funcionalidade, que é o foco do atendimento no Município de Chorrochó. O câncer de mama é o que mais mata as mulheres no Brasil e no mundo. O rastreamento mamográfico bilateral da população de 50 a 69 anos pode reduzir em 30% a mortalidade por esta neoplasia. "Para o êxito do rastreio organizado, há necessidade de que essa população alvo seja informada e captada sem obstáculos, tanto no agendamento quanto na realização da mamografia e na busca do resultado, disse Fátima Tanajura".
 
 
Secretária Municipal de Saúde Raquel Ferraz, Prefeita Rita Campos, Vereadoras, Secretários, Psicólogas, ACS, Profissionais da saúde, Representantes da Igreja e a Comunidade estiveram na reunião com os técnicos a Sr.ª Cléia Soares, Fátima Tanajura e Elmo Junior da DIPRO - Diretoria de Projetos / SESAB para apresentar o PROGRAMA ESTADUAL DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA. Nesta ação o programa tem como meta realizar mamografia em 590  mulheres entre 50 a 69 anos. Durante o mês de agosto e setembro as Unidades de Saúde juntamente com os Agentes Comunitários farão a identificação destas mulheres.
 
Mulheres, moradoras do município de Chorrochó, que têm entre 50 e 69 anos, vão poder fazer mamografias gratuitamente de 27 de Agosto até o dia 1º de Setembro de 2015, pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Serão atendidas 140 mamografias sendo 70 pela manhã e 70 à tarde. A unidade móvel será instalada na Praça da Matriz ao lado da Igreja Senhor do Bonfim de Chorrochó. A expectativa é que sejam atendidas 590 mulheres.
 
 
Estrutura :

 

Os exames são realizados em uma unidade móvel que dispõe de dois mamógrafos. Após a mamografia, se houver suspeita da doença, as mulheres são encaminhadas para exames complementares gratuitos. Caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, também sem custo para as pacientes, em unidades de alta complexidade em oncologia.
 
Fonte: Ascom PM Chorrocho

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!