PSF DONA LIDU REALIZA EVENTO EM COMBATE AO TABAGISMO NO COLÉGIO ESTADUAL SÃO JOSÉ

30/05/2016 18:58

Após realizar evento na Igreja Batista no mês anterior a equipe do PSF Sede resolve visitar o Colégio Estadual São José e o tema escolhido para palestra da equipe foi Tabagismo.

O tabaco é a droga legal mais vendida em todo o mundo, apesar de ter mais de 4 mil substâncias tóxicas e de ser um grande contribuidor para o aparecimento e para a evolução de muitas doenças graves.  

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes.

Os fumantes estão sujeito a apanhar inúmeras doenças que caso não fumassem seria mais fácil preveni-las e/ou curá-las. Apesar das fortes campanhas do governo o tabagismo ainda é muito alto no Brasil cerca de 10,8% da nossa população é tabagista. Segundo dados do Ministério da Saúde.

Durante a gravidez e o aleitamento é aconselhável que se deixe de fumar, ou que reduza, de forma gradual. As toxinas ingeridas são transmitidas para o feto através do cordão umbilical, e pelo leite quando em fase de amamentação, isto pode trazer diversos problemas para o feto durante a gravidez e/ou para o futuro do mesmo.

Outrora pensava-se que quem fumava passivamente, pouco ou nada era prejudicado. Aí esta um grande erro. Não-fumadores que passem por exposições intensas, são bastante afectados.

No final do evento a equipe pediu ajuda dos alunos para que os mesmo divulguem e orientem as pessoas sobre os males causados pelo tabaco.

A equipe tem no comando a enfermeira do PSF –Sede Maraiza Reiz e participaram do evento Aline Cruz, Monize, Bruna Sarita, Roseane, Mario e Mazinho.

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política