PSF DONA LIDU REALIZA EVENTO SOBRE TUBERCULOSE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CAMBATE A TUBERCULOSE

24/03/2016 09:33

 

“Garra companheirismo e competência são as palavras da Enfermeira Maraiza para definir sua equipe, vocês se superaram hoje. Parabéns a equipe.”

 

Na semana em que se comemora o dia mundial do combate a Tuberculose a equipe do PSF Dona Lidu em Chorrochó realiza palestra em parcerias com as Igrejas Evangélicas e católicas.

A tuberculose é uma doença grave e contagiosa e embora tenha cura pode matar, o Brasil e mais 22 Países são responsavel por 80% dos casos tuberculose no mundo que levam a morte todos os anos muitas pessoas por consequencias da doença.

O evento foi realizado no salão da Igreja Batista na noite desta terça-feira e contou com toda a equipe do PSF dentre eles enfermeira, dentista, médico e ACS. A palestra foi bastante descontraída a equipe foi bastante participativa e respondeu diversas perguntas do público informou diversos dados sobre os casos de tuberculose no município e também mostrou a situação em que o País se encontra perante o grau de risco de casos de tuberculose.

No ano de 2013 a equipe da Vigilância Epidemiológica notificou três casos de tuberculose no município e em 2014 foi notificado mais. Mas os dados de 2001 a 2013 somam 16 casos da doença no município, a tuberculose tem cura o tratamento é gratuito e é feito no município e acompanhado por toda a equipe do PSF, porém se não for feito o tratamento até o fim ela pode matar, diversas pessoas morrem no Brasil por conseqüências causadas pela doença e pessoas que fumam bebem ou tem AIDS tem um risco maior de contrair a doença por estar mais vulnerável.

A equipe da Dona Lidu distribuiu panfletos explicativos sobre a tuberculose, lembranças, e ainda distribuiu presentes para os participantes que acertaram as perguntas feita pela equipe, e com dinheiro do próprio bolso mandou fazer camisas exclusivas para o evento do dia.

Mostrando que para buscar ações educativas em saúde a comunidade e as autoridades não devem medir esforços, prevenção é o caminho.

 

Confira os ganhadores dos brindes que acertaram as perguntas sobre a tuberculose:

 Darlan

João Batista

Suila

 

www.chorrochoonline.com

Informação entretneimento cultura e política


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!