PSF realiza palestra no Colégio Municipal Senhor do Bonfim

25/09/2014 13:52

A sexualidade é um tema ainda pouco abordado. Muito se fala em discutir a sexualidade, porém pouco se discute a sexualidade de fato, dentro das famílias, nas comunidades religiosas ou na escola.

A equipe do PSF-SEDE pensando em mudar essa situação resolveu unir força com o Colégio Municipal Senhor do Bonfim e na manhã deste dia (24) os ACS Edimar Carvalho, Lucas Maria e Mario Darlie e a enfermeira Maraiza Reis após selecionar uma turma de alunos e ter feito um questionário com o tema DST e AIDS, ministraram uma palestra baseado nas dificuldades encontradas pelos jovens sobre o tema em pauta. Um dos principais focos foram a AIDS, o uso do preservativo, as primeiras experiências sexuais, a faltas de informação, a erotização da mídia e a vida sexual precoce.

Alem da AIDS diversas DST também foram abordadas como, por exemplo, as Hepatites Virais, herpes, cancro mole, gonorreia, sífilis, candidíase, parasitas dentre outras.

Após palestra a equipe do PSF (Programa Saúde da Família) solicitaram que os alunos fizessem um circulo para um bate papo sobre os temas abordados, visando uma maior interação entre os mesmos dando oportunidade de fazerem perguntas e tirarem dúvidas. O grupo ficou bastante satisfeito e a equipe do PSF-SEDE se colocou a disposição da escola para outros temas a serem abordados. A iniciativa visa alertar os alunos sobre a DST/AIDS que é uma doença que preocupa a todos, fazendo com que os mesmos sejam multiplicadores de conhecimento, levando para os colegas e as famílias as informações relevantes que foram transmitidas durante a palestra.

Essa iniciativa dos PSF deve se expandir por todas as escolas da cidade, em breve a equipe vai visitar outro Colégio para aplicar mais um questionário e daí baseado mais uma vez nas dificuldades dos alunos serão  ministradas mais palestra visando medidas educativas e preventivas.


COMO FAZER A PREVENÇÃO DAS DST E DO HIV?

A melhor forma de prevenir a transmissão das DST é usar sempre e corretamente a camisinha em todas as relações sexuais;
Não compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas;
No caso de necessitar receber uma transfusão de sangue, exija que ele seja testado para todas as doenças que podem ser transmitidas pelo sangue.
Evite banho em banheiras;
Não use toalhas e roupas de outras pessoas;
Lave as roupas intima com água fervente e sabão;
Passe as roupas íntimas com ferro a vapor.

 

www.chorrochoonline.com

Informação Entretenimento e Cultura


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!