SAÚDE: LÚPUS TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE ESSA DOENÇA

26/08/2013 13:03

 A doença agora voltou a ficar em evidência no Brasil graças à novela Amor à Vida, da TV Globo. Na trama, a personagem Paulinha, vivida pela atriz Klara Castanho, foi diagnosticada com o distúrbio. A serie Dr. Hause também aborda a doença.

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune a longo prazo que pode afetar a pele, as articulações, os rins, o cérebro e outros órgãos.

ADAM

Doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca tecidos saudáveis por engano. Isso leva a inflamação a longo prazo (crônica).

Lúpus: saiba como a doença autoimune se manifesta

A causa subjacente das doenças autoimunes não é totalmente conhecida.

O lúpus é muito mais comum em mulheres do que em homens. Pode ocorrer em qualquer idade, mas aparece mais frequentemente em pessoas entre 10 e 50 anos. Os afro-americanos e os asiáticos são afetados com mais frequência do que pessoas de outras raças.

O lúpus também pode ser causado por algumas drogas. Para ser diagnosticado com lúpus, é preciso ter 4 dos 11 sinais típicos da doença.

O médico realizará um exame físico e auscultará seu tórax com um estetoscópio. Um som anormal chamado atrito pericárdico ou atrito pleural poderá ser escutado. Um exame do sistema nervoso também pode ser realizado.Lúpus atinge nove mulheres para cada homem.

Os sintomas de lúpus podem variar de pessoa para pessoa e podem aparecer e desaparecer. Quase todas as pessoas com lúpus apresentam dor e edema nas articulações. Algumas desenvolvem artrite. As articulações frequentemente afetadas são as dedos, mãos, punhos e joelhos.


ADAM

Alguns dos principais sintomas da doença são feridas na boca, fadiga e febre sem causa aparente

Outros sintomas de lúpus dependem de qual é a parte do corpo afetada. Alguns pacientes têm apenas sintomas de pele.

Não há cura para o lúpus. O objetivo do tratamento é controlar os sintomas.

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

Fonte: Minha Vida