SDR capacita gestores municipais para a aquisição de alimentos da agricultura familiar

26/04/2017 17:23

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promove nesta terça (24), em Cruz das Almas, a Oficina Estadual sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar. O evento, que acontece no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/PRPPG), segue até esta quarta-feira (25) e tem por objetivo incentivar os gestores públicos municipais a adquirirem produtos da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Essa é a primeira etapa de uma busca ativa dos municípios baianos que ainda não compram produtos da agricultura familiar e daqueles que adquirem menos de 30% da quantidade determinada por lei.  A meta da SDR é aumentar em pelo menos 20% a adesão de municípios ao PNAE.

 

O próximo passo é multiplicar essa ação com a realização de oficinas nos 27 Territórios de Identidade, que começa no próximo dia 02 de maio, no Território de Irecê, com a mobilização e capacitação de gestores públicos municipais, especialmente das áreas de Agricultura e Educação. Além de capacitar, a SDR vai disponibilizar técnicos para orientar as prefeituras municipais  na elaboração dos editais de chamadas públicas  para a execução do PNAE. Também serão realizadas 54 oficinas de capacitação para empreendimentos e gestores de municípios que já lançaram chamadas públicas.

 

“Durante os meses de Fevereiro e Março visitamos todos os Territórios de Identidade da Bahia, com o objetivo de apresentar aos municípios uma cesta de serviços, programas e projetos da SDR que potencializam o desenvolvimento rural no Estado. Este evento é parte integrante dos compromissos que assumimos, pois sabemos que geralmente o volume da produção rural escoa de imediato onde está mais próximo, então é de extrema importância que haja mercado para o agricultor familiar vender seus produtos, obter renda e continuar produzindo”, destaca o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues.

 

Ainda de acordo com o titular da SDR, essa ação deverá envolver outras secretarias de Estado estratégicas, consórcios públicos, colegiados territoriais e redes de produção da agricultura familiar, fazendo um mutirão para garantir a oferta de produtos e dinamizar a economia local.” Queremos, em parceria com as prefeituras, assegurar ainda, que nossas crianças possam comer produtos de qualidade e alimentos saudáveis nas escolas”.

 

A diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercados da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Elisabete Costa, falou sobre a importância da comercialização e da atuação do trabalho de assistência técnica e extensão rural (ATER) e informou que “nesses dois dias estamos realizando um trabalho de capacitação, em especial com os representantes dos 27 Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs), que, ao retornar, irão multiplicar o que foi visto aqui com os gestores do território”.

 

A Coordenadora do SETAF Recôncavo, Lorena Rocha, explica que “essa capacitação é importante para estimular as secretarias de Educação a comprarem mais produtos saudáveis da agricultura familiar e o nosso desejo é que essa aquisição ultrapasse os 30% exigidos pelo PNAE”.

 

A secretária de Agricultura do município de Sapeaçu, Aldenize Lima, afirmou que “a capacitação está sendo esclarecedora e nos dá condições para executar melhor nosso trabalho junto à Prefeitura”. Já a coordenadora da alimentação escolar, da Secretaria de Educação do município de Muritiba, Vilma Nunes, pontuou que “essa formação ajuda a gente a não ficar perdida, pois tiramos as dúvidas e temos mais segurança no processo de compra dos produtos da agricultura familiar”.

 

Participação

Estão envolvidos na capacitação os secretários de Agricultura e Educação do Território Recôncavo, representantes dos 27 SETAFs de cada Território de Identidade, representantes da UFRB, Conselho Municipal de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo (Cesol), entidades de ATER, contratadas por meio de chamada pública da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (Ascoob) e Humana Povo Para Povo Brasil, entre outros.

 

www.chorrochoonlie.com

Informação entetenimento cultura e política