SDR se reúne com o Fórum Baiano de Consórcios Públicos Territoriais

05/03/2015 21:45

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Integrantes do Fórum Baiano de Consórcios Públicos Territoriais reuniram-se com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e equipe, no auditório da Seplan, no Centro Administrativo da Bahia. O encontro teve como objetivo a apresentação das ações e planejamento estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e apresentação das demandas do Fórum Baiano.

 

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da parceria com os consórcios públicos territoriais e apresentou temas importantes para o desenvolvimento rural da Bahia, a exemplo do acesso à água, com a implantação de tecnologias de água para produção, regularização fundiária e ambiental, sementes para a agricultura familiar, habitação rural e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

 

“Para que possamos fortalecer a agricultura familiar, promover o desenvolvimento e combater a pobreza rural será necessária a parceria com outras secretarias do governo estadual, consórcios públicos, prefeituras, universidades, instituições de pesquisa e entidades da sociedade civil”, afirmou.

 

O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, apresentou ações da companhia, entre elas, dois projetos importantes, o Bahia Produtiva e o Pró-Semiárido, que terão suas ações iniciadas ainda esse ano de 2015, com um total de 2.500 projetos, e poderão ser acessados através de edital ou demandas espontâneas. “Precisamos estar mais próximos das pessoas que mais precisam, com ações efetivas, na implantação de políticas públicas que possam garantir a melhoria das condições de vida e a renda dessas famílias”, salientou.

 

Durante o encontro, o chefe de gabinete da SDR, Ivan Fontes, apresentou o planejamento estratégico 2015/2018 , estrutura da secretaria e a implantação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que responderá pelo conjunto de políticas públicas nos territórios e o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF). Essas unidades irão possibilitar a celeridade da execução dos projetos e políticas públicas em todos os municípios baianos.

 

A SDR, que tem como missão formular, articular e executar políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável, tem como principais eixos estratégicos a infraestrutura rural, agroindustrialização e comercialização, abordagem territorial do desenvolvimento, assistência técnica e extensão rural, reforma agrária e regularização fundiária e o fomento à produção.

 

Entre as demandas do Fórum Baiano de Consórcios Públicos estavam a proposta de construir uma pauta conjunta com a secretaria, além do fortalecimento e ampliação das ações para outros consórcios baianos. Foram apresentadas ainda demandas como o acesso à água, habitação e descarte de resíduos sólidos que já integram as metas da secretaria.

 

Estavam presentes no evento, representantes da Seplan, prefeitos baianos e consórcios do Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe, Litoral Sul, Alto Sertão, Ciapra, Litoral Norte, Costa das Baleias, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Vale do Jequiriçá e Médio Rio de Contas.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!