Secretaria da Educação do Estado promove Caravana da Igualdade na Aldeia Indígena Tuxá

11/05/2016 11:23

Clique para obter Opções
A Escola Capitão Francisco, na aldeia Tuxá, no distrito de Rodelas, município de Paulo Afonso, vai sediar a terceira edição da Caravana da Igualdade: Diálogos Formativos. A ação, que acontece nestas quinta (12/5) e sexta-feira (13/5), faz parte do Programa Educar Para Transformar, do Governo do Estado da Bahia, em consonância com a política nacional de educação escolar indígena, que busca efetivar o direito dos povos desta etnia a uma educação de qualidade que preserve a sua cultura, os seus saberes e os seus costumes tradicionais. A Educação Indígena na Bahia atende a 8.468 estudantes oriundos de 16 etnias, em 130 comunidades indígenas.

"Ações como esta oportunizam a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes e promovem uma educação plural, que tem como princípio básico o respeito às diversidades religiosa, de gênero, de orientação sexual e de etnias, entre outras", pontua a coordenadora da Educação para a Diversidade, da Secretaria da Educação do Estado, Érica Capinan. Nesta terceira edição, destaca, a caravana irá atuar, pela primeira vez, diretamente em uma comunidade indígena, com a colaboração do Núcleo Regional de Educação (NRE 24) e dos representantes do Fórum de Gestores da promoção da Igualdade Racial dos municípios.

Temas como relações de gênero e sexualidade (Lei nº 10.630/03), educação quilombola e conhecimentos relacionados à educação para as relações étnico-raciais e ao ensino da História e da Cultura afro-brasileira e africana (Lei nº 11.645/08) serão debatidos durante o encontro, que reunirá líderes estudantis, professores, gestores e técnicos do NRE. Realizada desde julho de 2015, a caravana é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) e com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

 

 

Att.
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!