SONDA BUSCA SINAIS DE VIDA EM MARTE

14/03/2016 21:00
Europa lança missão em busca de indícios de vida em Marte
Ilustração da Agência Espacial Europeia mostra a sonda Schiaparelli a caminho do pouso em Marte após se separar do satélite TGO: missão dupla para buscar indícios de vida passada e presente no planeta vermelho
 Foto: ESA/D. Ducros
 
Cesar Baima - O Globo
 
 
A Agência Espacial Europeia (ESA) planeja lançar nesta segunda-feira a primeira de duas missões de um ambicioso programa para estudar Marte. Batizado Exomars, o projeto, em parceria com a Roscosmos, a agência espacial da Rússia, tem como principal objetivo descobrir se já houve vida e se ela ainda está presente no planeta vermelho.
 
Nesta primeira missão, prevista para decolar do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 6h31 no horário de Brasília, seguirão a bordo de um foguete russo Proton um conjunto formado por uma satélite e uma sonda que descerá até a superfície de Marte. O primeiro, chamado TGO (sigla em inglês para “orbitador de traços de gás”) vai analisar a atmosfera marciana em busca baixas concentrações de metano e outros gases que indiquem a existência de processos biológicos ou geológicos ativos no planeta, além de mapear a presença de hidrogênio a até um metro de profundidade para revelar depósitos de gelo escondidos sob a superfície e caracterizar formações geológicas que possam estar associadas à emissão de gases, como vulcões.
 
Já a sonda, batizada Schiaparelli - homenagem ao astrônomo italiano Giovanni Virginio Schiaparelli, que observou atentamente Marte no século XIX, registrando pela primeira vez seus “canais” -, vai principalmente testar diversas tecnologias para entrada uma atmosfera e descida controlada à superfície de Marte. Isso porque a segunda missão do programa, prevista para partir da Terra em 2018, inclui o envio de um veículo-robô capaz de coletar e analisar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo marciano em amostras tiradas de até dois metros de profundidade.
 
Se tudo der certo no lançamento desta segunda-feira, o conjunto TGO-Schiaparelli deverá chegar a Marte em 19 de outubro, com a sonda descendo para o pouso enquanto o satélite entra na órbita do planeta. O eventual sucesso da missão também vai marcar a primeira vez que Europa e Rússia conseguirão colocar equipamentos na superfície de Marte após sucessivos fracassos em tentativas que, no caso russo, remontam aos tempos da antiga União Soviética.
 
www.chorrochoonline.com
Informação entretenimento cultura e política