Técnicos e engenheiros garantem que Sobradinho tem água suficiente para abastecer os projetos de irrigação de Petrolina. Emprego e safra estão garantidos este ano

15/11/2015 00:26

Retroescavadeira limpando o canal que fica no leito do rio em Sobradinho, qu leva a água a agua pra os projetos Nilo Coelho e Maria T ereza em Petroli na

Com a polemica de que pode faltar água para os projetos de irrigação em Petrolina, Nilo Coelho e Maria Tereza,  que empregam mais de 150 mil pessoas, o blog foi procurar as autoridades  e saber delas  se tem agua suficiente no lago de sobradinho nesta atual crise hídrica, que abasteça os campos irrigados, mantenha os empregos de todos e garanta as safras que estão no campo.

Depois de conversar com alguns  engenheiros da Codevasf que participaram inclusive da construção dos projetos de irrigação em Petrolina, desde a tomada de agua no lago, até as estações de bombeamento, passando pelos  canais que conduzem a agua para os projetos,  pode-se dizer que  tem agua suficiente para este ano e ela vai chegar normalmente pelo canal que foi construído no leito do rio para captação da água, independentemente de flutuantes que estão sendo instalados no lago para uma possível emergência.

Segundo ainda os engenheiros, o volume útil da barragem de Sobradinho está com setecentos e noventa e cinco milhões de metros cúbicos de água. Se forem somados  mais seis bilhões de metros cúbicos do volume morto se terá  quase 7 bilhões de metros cúbicos de água no lago de sobradinho.  O perímetro Nilo Coelho e Maria  Tereza, consomem 260 milhões de metros cúbicos por ano.

Portanto, com estes números, ainda não é hora de fazer terrorismo e sim de tomar novas medidas para que o rio São Francisco passe por uma revitalização responsável e urgente.

Em relação aos flutuantes que estão sendo instalados, com a limpeza do canal principal que faz a captação da água do rio para os projetos, não terá, segundo os informantes necessidade de usa-los. Eles poderão servir sim, caso perdure a seca em 2016. Agora é esperar pra ver.

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política

Fonte: Blog de Vinicius de Santana


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!