TENSÃO EM EUCLIDES DA CUNHA-BA: ÍNDIOS FECHAM TRECHO DA BR-116 E AMEAÇAM INVADIR COMPLEXO POLICIAL PARA 'PEGAR' ASSASSINO

16/02/2014 21:50

 

Na tarde deste domingo, 16, um grupo de índios da aldeia Kaimbé, do povoado de Massacará, meio rural de Euclides da Cunha, interditou os dois sentidos da BR 116/Norte, em Euclides da Cunha, com queima de pneus e pedaços de madeira.
A manifestação decorre de uma informação de que E. S. S. "Edinho" - preso neste sábado, 15, acusado de ter matado uma criança e ter ferido mais cinco membros da mesma família indígena – seria solto nesta segunda-feira, 17. A polícia nega a informação.
O grupo se manifesta em frente a sede da 1ª DT da 25ª Coorpin/Euclides da Cunha e do Quartel do 5º BPM, pedindo que o acusado dos crimes seja entre aos índios, para que a “Justiça” seja feita.
No fim da tarde estava tensa a situação em frente ao Complexo Policial Civil e sede do 5º Batalhão de Polícia Militar de Euclides da Cunha, onde cerca de 100 índios Kaimbé do aldeamento de Massacará estão concentrado e ameaçam invadir o Complexo Policial Civil para "resgatar" "Edinho".
Reforços policiais militares de Monte Santo, Tucano, além da polícia especializada em ações na caatinga (CIPE-Caatinga) fazem a segurança do complexo policial. 

Por volta das 19h30min, os índios tentaram invadir o Complexo Policial Civil de Euclides da Cunha e foram rechaçados pela polícia que fez uso de bombas de gás lacrimogênio e sprei de pimenta.

A reação policial se deu depois que um grupo de índios mais exaltados liderados por um indígena que usava cocar, ainda não identificado, tentaram invadir a qualquer custo o CPC atirando pedras contra os policiais que faziam a barreira de proteção à unidade policial. Houve grande correria de pessoas e curiosos que se encontravam no local. Ainda não se sabe se houve feridos.

Segundo informações de lideranças indígenas, estão sendo esperados mais dois ônibus com índios da aldeia Kiriri de Banzaê, além dos cerca de cem índios Kaimbe que se encontram no local do conflito. Os índios querem, à força, retirar o acusado pelo crime para justiçarem. A situação é muito grave.

 

Indios massacara fazem protesto em frente a delegacia

 

 

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

Fonte: Portal Formosa, seu portal de notícias

euclidesdacunha.com/fotos: Tv do Cumbe



 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!