Viva a Santo Antonio do Pambu, o nosso Padroeiro!

29/01/2024 15:14


(Foto: Divulgação Valdomiro Nascimento)

Contam os historiadores que há muitos, muitos anos atrás foi encontrada em uma pedra a pequena imagem de Santo Antonio, às margens do Rio São Francisco, no Povoado do Pambu, Município de Abaré, na Região Norte da Bahia. 

As pessoas começaram a fazer promessas e a notícia foi se espalhando que o Santo era milagroso. 

Com o tempo, fizeram uma Igreja e o lugar do Altar é exatamente na pedra onde a imagem do Santo foi encontrada.

Tenho várias lembranças de minha infância, na década de 1960, quando meus pais Seu Valério e Dona Cotinha, da Fazenda Varjota, Icozeira, reuniam a Família e, montados a cavalo, íamos visitar a Igreja de Santo Antonio do Pambu. 

No meio do caminho a parada obrigatória era na Fazenda Escalavrado de Dona Urçulina, madrinha de minha mãe. Lembro-me de Comadre Coló, muita amiga também de minha Família. 

Na chegada ao Pambu, Dona Maria Pia nos recebia com muita alegria, pois era ela que cuidava da Igreja. Era um momento de muita fé, para nós. Santo Antonio estava nos esperando todos os anos.

Toda a Região faz essa peregrinação até hoje. Muita gente viaja quilômetros à pé, para agradecer as graças alcançadas.

Atualmente, quem cuida da Igreja é Rosineide Menezes de Aguiar (na foto com sua mãe D. Rosa Menezes de Aguiar), neta de Dona Maria Pia, mantendo uma tradição de muitos anos.

Com a doação dos romeiros são feitas as benfeitorias na Igreja e sua manutenção. Agora mesmo, está sendo preciso colocar um sino novo na Igreja (o antigo está quebrado).

A Festa tradicional de Santo Antonio do Pambu é comemorada no dia 06 de janeiro, quando os fiéis de vários Municípios, outros Estados e até do Exterior visitam o Santuário.

Colhi alguns relatos de devoção e fé:

Maria Eugênia Nunes nasceu na Fazenda Pereiro, perto de Icozeira. Lembra de sua adolescência, nos anos 60, indo à pé pagar as promessas pelas graças alcançadas na Igreja do Pambu com sua Tia Cleonice Nunes. Andavam muitas léguas (uma légua tem seis quilômetros), levavam um bornal com rapadura, carne de bode e farinha, também uma cabaça com água. Durante a viagem pediam água nas Fazendas. Lembra ainda das paradas na Fazenda Escalavrado, com muita felicidade.

Fátima Silva (de Ibó) tem boas recordações dos romeiros passando na Fazenda Curralinho, de sua Avó Antonia Bela. Muitos montados a cavalo e outros andando, felizes cantando e orando a caminho da Igreja do Pambu. Comadre Antonia, já esperava as caravanas com uma boa comida e uma carinhosa acolhida. Todos iam visitar o glorioso Santo Antonio do Pambu, levando os amuletos das graças alcançadas, feitos em madeira, como: perna, pé, dedo, cabeça, enfim o órgão curado. Muita fé e devoção, lembra Fátima.


O Vaqueiro Quicas Valdivino (foto), natural do Município de Belém do São Francisco, Pernambuco, nasceu com problemas de coordenação motora. Sua mãe fez uma promessa com Santo Antonio e a graça foi alcançada. Recentemente foram agradecer e levaram um corpo de madeira para deixar na Igrejinha da Santa Cruz da Venerada, pertinho da Igreja de Santo Antonio do Pambu, onde são guardados todos os amuletos. Um momento de muita comoção e fé!

Acelino Secundino dos Santos, residente no NH3, no Município de Juazeiro, Bahia, testou positivo para covid 19. Seu quadro piorou e teve que passar por intubação, quando teve paradas cardíacas. As senhoras Rita Rosalina dos Santos e Mariquinha Antonia fizeram uma promessa com Santo Antonio do Pambu, para a sua cura. Com as graças de Deus, Acelino se recuperou. Os Médicos, os Enfermeiros e a sua Família ficaram muito felizes.

Para a realização desta Matéria, agradecemos o carinho de Padre Elton da Paróquia de Abaré, Jiscilene Rodrigues (Fofinha), Niel Canário, Valdeny Nascimento, Júnior Secundino, Fátima Silva (de Ibó), Maria Eugênia Nunes (de Amando), Emielson da Silva Nunes e Rosineide Menezes de Aguiar.


Chorrochoonline

Via: Folhasertaneja