Wagner destaca ações e políticas públicas para a juventude baiana

04/12/2013 01:00

O lançamento do ‘Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra’, denominado ‘Juventude Viva’, na segunda-feira (2), em Salvador, pelo governo federal, é destaque do programa Conversa com o Governador desta terça (3). Jaques Wagner enfatiza a importância da ação na Bahia “o estado mais africano, o maior contingente de negros do país”, que vai envolver a capital e outros 19 municípios baianos, com recursos da ordem de R$ 200 milhões.

“Então, realmente [esta] é uma semana bastante intensa em programações de parceria com o governo federal, com o foco na juventude, que é quem mais a gente tem que cuidar”, afirma o governador. Ele chama a atenção para a expectativa do ‘Plano Juventude Viva’, que vai ajudar na redução dos crimes que resultam em morte na Bahia, uma vez que a ação “vem se somar ao programa estadual Pacto pela Vida”.

O governador informa ainda sobre a realização nesta terça, na capital baiana, da VI Reunião da Conferência de Ministros e Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que será encerrada no Hotel Fiesta, no bairro de Itaigara, e da VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - Política de Juventude e Cultura Livre, com abertura às 17h, no Teatro Castro Alves (TCA).

Ele destaca também o lançamento nacional, na quinta-feira (5), no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal, da campanha ‘Proteja - Não Desvie o Olhar - O fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, e a realização pela primeira vez em Salvador, este mês, do programa Saúde em Movimento, que prevê dez mil consultas oftalmológicas e três mil cirurgias de catarata.

 

Pacto pela Vida - O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, e a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Iguadade, Luiza Bairros, participaram, na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, do lançamento do ‘Plano Juventude Viva’, que é voltado, como explica o governador, para reverter o quadro de homicídios e de outros crimes contra a juventude negra, “garantindo seus direitos por meio de várias ações”.

A ação, de acordo com Wagner, se agrega ao programa estadual Pacto pela Vida, que, dentro de sua concepção na área de segurança, é voltado à promoção da paz social, buscando reduzir o índice de crime com morte no estado. Ele espera que, com mais essa ação do governo federal, seja concretizado o objetivo “de diminuição, como já chegamos este ano, até agora, de 14% de homicídios, mais especificamente em relação à juventude negra”.

Sobre a VI Reunião da Conferência da CPLP, que envolve diretamente o Brasil e países que foram colônia de Portugal, principalmente na África, o governador explica que o propósito é discutir “programas interessantes para que possam ser adotados, sempre com o foco na juventude”. O mesmo acontece com a VIª Bienal de Jovens Criadores da mesma comunidade.

“Nós teremos vários jovens apresentando trabalhos nas áreas de política para juventude, e de cultura, especificamente”, diz Wagner, explicando que, dos 35 trabalhos brasileiros escolhidos - “e aí é o meu orgulho” –, seis são oriundos da juventude da Bahia.

 

Infância e adolescência – No programa, o governador fala sobre o lançamento da campanha de verão contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes - ‘Proteja. Não Desvie o Olhar’. O foco é coibir e inibir qualquer tipo de tentativa do chamado turismo sexual, “aquelas pessoas que vêm querendo se beneficiar criminosamente” dos jovens.

Segundo o governador, essa é mais uma campanha para mostrar que a Bahia quer “muito os turistas aqui, desde que eles venham para se divertir normalmente e não queiram abusar sexualmente da nossa juventude”.

 

Saúde - Pela primeira vez, a população da capital baiana vai ser beneficiada pelo Saúde em Movimento, considerado, segundo o governador, o maior programa do Brasil de saúde oftalmológica e que já ultrapassou 110 mil cirurgias de catarata. A previsão é que desta terça-feira ao próximo dia 14 sejam realizadas dez mil consultas oftalmológicas e três mil cirurgias.

“Esse programa revolucionou a questão da saúde oftalmológica na Bahia”, afirma Wagner, salientando que foi devolvida “a visão a algumas pessoas que achavam que tinham perdido em definitivo a capacidade visual”.

Ele diz ainda que “tem sido uma alegria que se espalha por todo o interior do estado” a chegada das equipes para o programa. “Serão mais de 100 profissionais entre médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio atuando exatamente para que Salvador também possa ajudar a superar os casos de catarata”.

 

Marcelo Déda – O governador encerra o programa falando da sua tristeza pelo falecimento, na madrugada de segunda-feira (2), do governador de Sergipe, Marcelo Déda, e se solidarizando com “seus filhos, esposa, mãe, irmãos e aos amigos, como eu. Perdemos realmente um amigo da melhor qualidade, um tribuno dos melhores que o Brasil já viu, um jovem de 53 anos...”.

Déda foi deputado estadual e deputado federal, prefeito de Aracaju e governador de Sergipe pela segunda vez. “Infelizmente, vai muito moço”, diz, elogiando o amigo de “Uma capacidade intelectual brilhante, uma honestidade reconhecida por aliados e adversários, poeta, escritor, ou seja, um homem apaixonado pelo ser humano, pelos sergipanos, pelos brasileiros, que teria ainda muita contribuição a dar”.

Segundo Wagner, “nos resta agora tentar seguir o seu exemplo de pai e de homem público da melhor qualidade. Perdi um grande amigo, grande governador amigo, mas temos que nos conformar e dar o nosso abraço principalmente à sua família”.

O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!