Destaques do ano 2018

Destaque 2018: Zezinho de Salomão a FERA de bom coração

Ele assumindo um papel de destaque no cenário regional e começou o ano prestigiando os eventos tradicionais da região e contribuíndo para valorização dando apoio e se mantendo a disposição de todos. Assim tem se tornado destaque o Líder político de DEM Zezinho de Salomão atualmente é Presidente do DEM de Abaré. O mesmo na analise de muitos políticos da região tem sido uma referência na política da sua cidade, o lado que o Líder acompanha sempre tem sido vitorioso

JOSÉ DE ASSIS TELES, Zezinho de Salomão, nasceu em Salvador BA.,em 1957. Filho do casal Salomão Tolentino Teles e de Neivanda de Assis Teles, ambos já falecidos. Apesar de sua Religião ser Cristã e da doutrina Católica, também respeita, aprecia e freqüenta as outras doutrinas, por estar sempre louvando o nome de DEUS. Formou-se em Estatística e posteriormente em Eletro Mecânica com segmento em Instrumentação e Automação Industrial pela ETFBA. Iniciou e teve que parar os cursos de Administração de Empresas e Economia pela falta de compatibilidade de horário com o trabalho. Em 1979 ingressou na PETROBRÁS após concurso iniciando sua carreira na Área da Manutenção Industrial e posteriormente após concurso interno especializou-se na Área de Produção de Petróleo. Em 1996 a convite de seu Pai e Amigos concorreu a Câmara de Vereadores, sendo vitorioso e após empossado Vereador foi eleito Presidente da Câmara. Em 2000 foi reeleito Vereador e fez parte da UVB em Brasília como Diretor de Assuntos institucionais e Internacionais. Em 2004 ficou na Suplência, assumindo alguns meses após a vaga no lugar da Vereadora Anita Rosa que foi ser Secretaria de Educação. No âmbito político sempre teve participação ativa e decisiva nos momentos mais difíceis, sendo juntamente com seu pai fatores decisivos na eleição dos Prefeitos, Marcilio 1993, Eulina 2000, Delisio 2004, Benedito 2012 e por último Fernando Tolentino. Sempre levou consigo a bandeira da Fé, da Justiça e de melhores dias para o Município e o Povo de Abaré, que aprendeu a amar tal qual seu saudoso e inesquecível Pai.


 

Destaque 2018: Professor Marcos Alves. Uma história de superação e conquistas


Professor Marcos Alves, casado, pai de dois filhos (Maria Antônia e Davi Alves), possui Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indigna e Graduação em História pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2005). Atualmente é professor efetivo - Secretaria de Educação do Estado da Bahia e professor efetivo - Secretaria de Educação de Pernambuco, atuando profissionalmente nas cidades de Macururé e Belém do São Francisco. Tem experiência na área de História, com ênfase em HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E INDIGENA.

. Bastante preocupado com as questões sociais, acredita ser a educação o meio mais eficaz na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Diante disso, sempre demonstrou preocupação com a atenção prática dada pelos governantes a educação.

Sua história de vida é prova de que a educação é extremamente importante na garantia de um futuro digno. Nascido em 09/03/1982, filho de Maria Rodrigues dos Santos e Vitor Alves dos Santos (já falecido), ambos analfabetos e passando por diversas dificuldades financeiras não mediram esforços para que os filhos fossem alfabetizados.

Vivendo na zona rural de Macururé, aos 6 anos de idade, Marcos Alves foi matriculado na Escola Estadual de Xique-xique, que tinha como educadora a professora Balbina Damascena, por quem nutri profunda admiração pelo trabalho de alfabetização desenvolvido naquela região. A distância da residência de seus pais até a escola era de cerca de 4 km, todo esse percurso era feito a pé. No ultimo ano do Ensino Fundamental-I, o mesmo foi transferido para escola Estadual Edvaldo Soares do Nascimento, na mesma localidade. A Última etapa da educação fundamental e Ensino Médio foram concluídos no Colégio Cenecista São José, em Chorrochó, colégio esse que, logo depois, passou a ser denominado de Colégio Estadual São José. Os cerca de 10 km da fazenda dos seus pais até Chorrochó eram feito de bicicleta, sedo que dividia a mesma bicicleta com seu irmão (José Antônio) que estudava no mesmo colégio. Foram 7 anos de muitos desafios até concluir o Ensino Médio em 2001.

Mesmo morando todo esse tempo no município de Macururé, sua relação com este município se fortaleceu a partir de 2002, quando o mesmo começou a dar aulas na cede do município. Macururé, atualmente, não vive os melhores momentos de sua história, a população tem enfrentado diversos problemas, no entanto, ele se orgulho de ser cidadão macurureense. Por algumas vezes foi cogitado a concorrer a cargos políticos, porém isso nunca se candidatou.

Em 2002, Marcos Alves, ingressou no curso de licenciatura em História no CESVASF, em Belém do São Francisco e, assim como nas etapas anteriores de estudo, no Ensino Superior não foi diferente, o mesmo teve que enfrentar inúmeras dificuldades, porém, com a ajuda de Deus, familiares e amigos conseguiu concluir com sucesso o curso de licenciatura, em 2005. Logo que terminou o curso de licenciatura, entre 2005 e 2006 foi aprovado em 3 concursos públicos na área da educação, sendo um para professor de Historia do município de Macururé, outro para professor do Estado da Bahia sendo aprovado na única vaga disponível para o Colégio Estadual de Macururé; o terceiro para professor do Estado de Pernambuco.De 2007 a 2008 atuou como professor substituto no curso de história do CESVAF. Em 2009 foi aprovado em uma seleção para professor da Escola de Referência em Ensino Médio Tercina Roriz, atualmente exerce a função de Assistente de Gestão (vice-diretor) na referida em escola.

Sua historia de vida pode ser definida como um exemplo de que as dificuldades, os desafios e obstáculos que a vida nos impõe podem e devem ser superados com serenidade, determinação, perseverança e, acima de tudo, respeito ao próximo.

 

 

Destaque 2018: Gregório o empregado que virou patrão

 

O jovem sabia que a sua garra e força de vontade logo seria recompensada e sua determinação superou todas as dificuldades.

Gregório um jovem de família humilde, filho de Benedito e Rita quando criança passou muitas dificuldade financeira onde com 9 anos foi trabalha na feira-livre ajudando os feirantes para ganha um troco para ajuda sua mãe, com 10 anos começou a vender picolé, aos 14 anos foi ser Vendedor de pão vendendo, o mesmo andava pelas ruas da cidade em uma bicicleta até os 16 anos vendendo pão, com 16 anos começou a Vende picolé em uma casa da família. Ao completar 17 anos sem grandes expectativas na cidade, o mesmo foi embora para Paulo Afonso para trabalha de Vendedor de planos Funerários ganhando comissão de vendas onde passou por muitas dificuldades morando de favor nas casas onde tinha hora para chegar em casa, mesmo com muita dificuldade o jovem conseguiu tirar a sua habilitação e passou a ser agente Funerário mas as dificuldades continuavam o mesmo perdia muitas noites de sono cobrindo toda região fazendo funeral em Paulo Afonso, Chorrochó, Macururé, Abaré, Rodelas , Santa Brígida , Jeremoabo, Cicero Dantas e viagens interestaduais por todo Brasil. Gregório não parava de sonhar e se arriscou na política aos 21 anos, no ano de 2008 foi candidato a vereador em Chorrochó pensando em melhoria para o povo onde o mesmo tinha real conhecimento das dificuldade do povo de nosso sertão e infelizmente não se elegeu acabou obtendo 76 votos, com 25 anos em 2012 tentou mais uma vez e se lançou novamente candidato e obteve 117 votos, aos 26 anos começou a presta serviços para Prefeitura Municipal de Macururé,  aos 28 ano veio a idéia de colocar um Plano Funerário e como era esperançoso e acreditava sempre na vitória resolveu colocar o nome Esperança, no começo com muita dificuldade junto com sua esposa Joelma com muita dedicação apesar das dificuldades eles conseguiram ganhar a confiança  do povo. Sem esquecer suas origens e seu povo pensando de alguma forma em ajuda o povo de Chorrochó, hoje o plano Esperança e considerado um dos melhores planos, onde hoje temos mais de 50 mil dependentes, a empresa tem mais de 12 funcionários a maioria da cidade de Chorrochó. O plano Esperança está sempre ampliando ainda mais os negócios deixando seus clientes satisfeitos e gerando mais empregos.

 


 

Destaque 2018 Macururé: Categoria Ação Social José Raimundo

 

José Raimundo Torres Monte Santo um homem de hábitos simples e de uma vida pacata e saudável. Ainda criança José foi apresentado a capoeira por um irmão (In memoria) e foi amor a primeira vista, ou melhor dizendo, amor a primeira gingada. Em 1996 ele começou a ensinar os primeiros alunos de Macururé, infelizmente era tudo muito difícil, precário e por ser uma arte até então desconhecida em Macururé  passamos por muitas adversidades e a pior de todas certamente foi o preconceito, mas eu não desistir, continuei com o propósito que arte tem que ser compartilhada, e por amar tanto a capoeira comecei a praticar com mais freqüência, sentir muita positividade quando dezenas de jovens me procuravam no intuito de aprender. Foi nesse momento que sentir a obrigação de liderar esses jovens que até então não tinha conhecimento da arte. E para unir o útil ao agradável eu criei algumas exigências disciplinar, para as crianças e ou jovens permanecerem no grupo de capoeira é de estrema importância que esteja estudando, e para participar de eventos eu exijo que meus alunos tenham boas notas na escola. Se por qualquer motivo o aluno se envolver em brigas, tirar notas ruins ou ser reprovado na escola, faltar com respeito a demais cidadãos, promoverem o vandalismo ou danificar o patrimônio público, esse aluno recebe suspensão do grupo imediatamente, e dependendo do caso é expulso definitivamente do grupo, não podendo mais praticar a arte com nenhum aluno efetivo no grupo. Todo meu trabalho é social e sem fins lucrativos, e em muitas apresentações recebemos doações de alimentos não perecíveis e esses alimentos são transformados em cestas básicas e distribuídos para famílias carentes. Minhas aulas sempre foram gratuitas e continuaram sendo enquanto Deus me proporcionar esse privilégio. Nesses vinte e dois anos de luta nunca pensei em desistir, sempre me apeguei à certeza que eu estou contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade melhor, permaneci só, sem apoio e mesmo assim continua em mim a esperança que muitos dessas centenas de jovens levaram um pouco dessa doutrina consigo para se tornarem pessoas melhores. Sempre que pude compartilhei um pouco de meu salário para uniformizar alunos que tem vontade, tem as qualidades exigidas por mim, mas não tem condições de adquirir o seu abadá. Em minha luta acredito que faço o melhor de mim, minha vontade era poder mais, ter um espaço, uma estrutura que pudesse agregar um numero ainda maior de alunos. Já levei meu conhecimento para muitos alunos da zona rural, mas infelizmente não tenho recurso para continuar um trabalho nos quatro quantos do município, em Macururé não temos uma valorização da cultura por meio das gestões, eu, por exemplo, me sinto orgulho em está recebendo o primeiro prêmio de minha vida por um trabalho que me dedico a mais de duas décadas e ao mesmo tempo fico triste em não ver nenhuma iniciativa local para desenvolver o interesse de outros no desenvolvimento da cultura .Sigo na Fé em Deus que um dia todos terão acesso direto a educação, esporte, cultura e lazer. Sou apenas uma gotinha diante de um oceano de necessidades. Mas sei sem modéstia nenhuma que faço minha parte, e sempre faço com amor e carinho. Minha maior preocupação é o futuro de meus alunos, e todos os jovens que são o alicerce do futuro de nossa Macururé. Agradeço a centenas de alunos que estiveram comigo ao longo desses anos, agradeço aos pais desses alunos que confiaram em mim e depositam toda confiança e credibilidade em meu trabalho, agradeço a minha família por ter compreensão por minha ausência nesses anos. Agradeço a Associação Grupo Folclórico Axé que faço parte desde 2011, e em especial ao Mestre Lopes. Agradeço a equipe do Chorrochó Online, e agradeço principalmente a Deus por me confiar a nobreza de levar as crianças e jovens acesso a uma arte tão linda.


 

Destaque 2018 Abaré Categoria Advogado: Dr Edevaldo Paiva

Nascido na Fazenda Riacho do Mato, município de Abaré-BA, filho de pais humildes, sua mãe Anízia Nunes de Paiva - professora, seu pai Modesto Nunes Netos - pedreiro e agricultor. Cresceu ajudando a criar os caprinos e no plantio de legumes em tempos chuvosos.

Casado a cerca de 20 anos com Magna Juciara Barbosa de Paiva, Bióloga. Família a qual afirma ter muito orgulho e felicidade imensa.

 Edevaldo foi alfabetizado na fazenda onde nasceu por sua própria mãe. Aos 14 (quatorze) anos foi levado pelos pais pra estudar na sede do município, tendo uma breve passagem na Barra do Tarrachil, tendo concluído o Ensino Médio em Abaré, logo se tornou Bacharel em Teologia e mestre em Ciências da Religião pela Seminário Teológico MORIAH – RJ.

Teve uma carreira dinâmica, iniciou como servente de pedreiro trabalhando com o pai, seguindo profissão do pai, a qual muito se orgulha, aprendeu a profissão tendo sustentado sua família um bom tempo com a mesma, inclusive sua residência atual o mesmo que construiu com suas próprias mãos.

Pouco tempo depois, sempre estudioso, passou na seleção REDA, estado da Bahia, para Assistente de Atividades Administrativas por duas vezes consecutivas, classificado em 2º e 1º lugar respectivamente. Exercendo as atividades no Colégio Estadual Santo Antônio de Abaré.

Participou efetivamente de vários conselhos municipais, entre as quais destaca: CAE – Conselho de Alimentação Escolar, presidente por 04 anos, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Defesa Social, Conselho de Assistência Social, entre outros.

Trabalhou para o município de Abaré como Técnico de Vigilância Sanitária; Auxiliar Administrativo; Vice Diretor de Educação Infantil Escola Edésio Tolentino; Professor de diversas disciplinas entre as quais destaca Ensino Religioso e Redação.

Foi aprovado no concurso público do município de Abaré para o cargo de Analista de Controle Interno, tendo ficado em 2º lugar após desistências, tendo sido convocado, nomeado e entrado em exercício, estando atualmente afastado por Decreto Genérico do prefeito municipal, hoje sob judice, aguardando julgamento no TJ-BA, 4ª Câmara.

Aos 29 anos ingressou no Ensino Superior no curso de Ciências Contábeis pela FTC ead, preferindo, posteriormente, cursar direito na FACESF como bolsista do PROUNI (100%).

Com muito empenho e luta aos 35 anos concluiu o Ensino Superior, curso de direito, já aprovado na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Hoje, advogado, OAB/BA nº 50874, é especialista, pós graduado em: Processo Penal, Processo Civil, Processo Constitucional, Processo do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito do Trabalho. Se especializando ainda em Direito Penal e por mais uma vez em Processo Penal. Sempre atualizado.Atualmente, é procurador da Câmara Municipal de vereadores de Abaré-BA.

Sua atuação profissional é nas áreas específicas em que se especializou. O mesmo defende os direitos e garantias fundamentais bem como os princípios morais que sustentam a família tradicional.


 

Destaque 2018 Categoria Líder político e empresário: Cid de Tonhá


Jovem descede de uma família com longa trajetória política não apenas em Macururé mas, em toda região. O jovem Cid de Tonhá traz sobre seus ombros uma responsabilidade muito grande, pois. Cid descende de fortes lideranças políticas a exemplo do seu avô materno Aurelino, ex-prefeito de Macururé e da líder política da vizinha cidade de Chorrochó, Ivanide Gomes, sua tia paterna e que vem a ser a mãe do atual prefeito de Chorrochó, Humberto Gomes que se encontra em seu terceiro mandato de prefeito do vizinho município. Tudo isso demonstra o quanto Cid traz a política entranhada em suas veias. Sem contar que é filho de Tonhá atual Presidente da Câmara de Vereadores de Macruré e tantas vezes eleito vereador em nossa cidade e com extensa folha de serviços dedicados aos macurureenses. Mas o jovem Cid não ficou apenas no retrovisor, muito pelo contrário, traçou seu próprio caminho e mesmo jovem, já exerceu vários mandatos de Vereador e concorreu ao cargo de Vice-Prefeito em duas ocasiões. Isso demonstra que Cid possui respaldo em seu grupo político e inspira confiança no mesmo. Mas esse respaldo e essa confiança não vieram por acaso, muito pelo contrário, ela é fruto de uma longa caminhada de trabalho e serviços prestados ao povo de Macururé, principalmente aos menos favorecidos. Destacamos nesse quesito a forte presença de Cid nos trabalhos que vem desenvolvendo no abastecimento de água da zona rural que vem ajudando o homem do campo superar o trauma de uma das piores estiagens da nossa história recente. Cid também tem demonstrado forte tino para o mundo dos negócios, haja vista que é hoje um empresário de sucesso em nossa região. Toda essa experiência e juventude Cid tem dedicado ao seu amado povo de Macururé que certamente enxergam nele a força, a capacidade é a liderança capazes de fazer de Macururé uma terra de oportunidades para todos os seus filhos.

 

Destaque 2018 Rodelas: Categoria Secretario Marcos David

Marcos David possui graduação em Engenharia Elétrica, especialista em Engenharia de Petróleo e Energia Eólica, foi professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS) da área de elétrica, eletrônica e automação dos cursos técnicos de eletromecânica e construção civil e do curso Tecnólogo em Automação Industrial.

O mesmo foi Gerente Executivo de Administração, Operação e Manutenção (Elétrica, Mecânica, Hidráulica e Civil) dos Perímetros de Irrigação Apolônio Sales, Barreiras Bloco 01 e Bloco 02, em Petrolândia e Tacaratu - PE (Integrantes do Sistema Itaparica, Convênio CHESF/ CODEVASF). Possui cursos de Automação Elétrica Industrial com CLP e sistemas supervisórios, Instrumentação Industrial, Inversores de Frequência, Web Designer, CIPA, Eficiência Energética, processamento de água de coco, gestão de perímetros de irrigação, gestão de pessoas e instalação de agroindústrias.

Marcos David se destacou na região como Secretário de Agricultura do município de Rodelas - BA.

Várias foram às linhas de atuação do secretário, como a luta por melhorias nos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica BA/PE, sempre buscando recursos orçamentários para pagamentos dos salários dos funcionários das empresas de operação e manutenção e também por melhorias nas manutenções nas estações de bombeamentos dos perímetros irrigados.

Foi responsável pela criação do grupo político em defesa dos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica, onde uniram dez prefeitos, vários vereadores e deputados federais e estaduais da Bahia e Pernambuco com objetivo de dar força política ao movimento sendo inclusive, escolhido como coordenador do movimento.

Foi um dos autores da ação civil que tramita no Ministério Público Federal (MPF), onde denuncia a CHESF e CODEVASF pelo não cumprimento do acórdão do TCU 101/2013 e com audiência de conciliação agendada para o dia 08 de maio de 2018, com participação de diretores das duas empresas, Procuradora da República e do Juiz Federal.

Foi responsável pela escolha da Consórcio Agropecuário Indígena Tuxá no programa Bahia Produtiva para construção de uma unidade simplificada de água de coco, produção de fibras e mudas de coco com valor inicial de R$350.000,00.

Em pouco mais de um ano a frente da pasta, conseguiu eletrificação rural para diversas comunidades rurais alcançando mais de 20 km de extensão de rede para comunidades que viviam no escuro há décadas.

Iniciou o mais ousado programa de perfuração de poços da cidade dos últimos anos onde na primeira etapa foram perfurados dois poços e atendendo mais de 120 famílias, na segunda etapa serão perfurados mais três poços que juntos atenderão mais de 300 famílias.

Marcos David é um dos defensores da construção da Barragem do Carêta que beneficiará diretamente a população de Macururé e Chorrochó na Bahia. Segundo o secretário, com esta construção a região se tornaria a maior produtora de carne de bode do Brasil.

O mesmo foi um dos responsáveis pelo alerta apocalíptico da provável extinção da cultura do coco no Brasil. Para o secretário, esta é a luta mais importante e difícil que vem enfrentando. Em novembro de 2017, junto com o SINDCOCO e com apoio do Senador por Pernambuco Fernando Bezerra Coelho, conseguiram a codificação das importações que se chamam NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul que foi de grande importância para o setor, depois dessa nomenclatura os produtores puderam ter uma noção mais exata da grandeza das importações de água de coco.

O mesmo é contra as importações de água de coco vinda do continente asiático, para o secretário, estas importações estão causando quebradeira nos produtores de coco de todo o Brasil e pleiteiam várias medidas protetivas pois o mesmo garante que o Brasil é auto-suficiente em produção de água de coco não havendo necessidade de importar o produto.

Outras ações que pleiteia é a aplicação de normas para as empresas que produzem água de coco a partir de concentrado de água de coco nacional e importada, diferenciando assim das empresas que produzem água de coco utilizando a matéria prima do coco in-natura. Para empresas que produzem água de coco reconstituída utilizando concentrado de água de coco, as empresas devem especificar nos rótulos “Néctar de coco” e as empresas que utilizam água de coco da própria fruta utilizar o nome “água de coco”, com isto os consumidores poderão comprar e escolher os produtos conforme as normas do direito do consumidor.

Outras ações com mesma importância para o setor da cadeia produtiva de coco é a aplicação de crédito presumido de ICMS para empresas que comprarem o coco verde do produtor brasileiro tornando-os mais competitivas.


 

Portanto, essas são as ações de forma resumida, do atual secretário de agricultura de Rodelas – BA

 

Destaque 2018: Presidente da Câmara de vereadores Tércio de Fafá o bom administrador


 

Educado, respeitoso, entusiasta, comunicativo, franco. Assim é o filho de Pascoal Almeida Lima Filho e Rita de Cássia N. Lima, o atual presidente da Câmara Municipal de Chorrochó, norte do Estado da Bahia, é hoje uma das figuras de maior destaque no cenário político regional.

Com o seu segundo mandato a frente da presidência da Câmara Municipal, já acumula o seu terceiro mandato como vereador.

Tudo começo ainda jovem, quando o mesmo percebeu que não poderia negar as suas raízes. Filho de Pascoal Almeida Lima Filho (Fafá) e neto de Pascoal Almeida Lima (um dos primeiros prefeitos de Chorrochó-BA), desde cedo acompanhou os passos de seu pai, o saudoso “Fafá” como era conhecido por todos. Fafá, no ano de 2004, era um dos mais cotados para assumir o cargo de prefeito do Município de Chorrochó-BA naquele pleito. Porém, em razão de um acidente, Fafá a poucos dias das eleições municipais veio a falecer, tendo seus sonhos interrompidos.

Porém, seu filho Tercius assumiu o seu papel político. Jovem recém-formado em fisioterapia largou seus objetivos profissionais e resolveu abraçar a causa política, se colocando a disposição para ajudar aqueles que sempre honraram seu voto ao seu pai!

Eleito como vereador à primeira vez no ano de 2009, Tercius de Fafá como é conhecido por todos da região, não mais parou na carreira política. Hoje, esta em seu terceiro mandato, ocupando pela segunda vez a cadeira de presidente da Câmara Municipal, sendo este respeitado pelos seus demais colegas recebendo diversos elogios, pois este é reconhecido como uma ótima pessoa, um bom político, tendo transito livre seja com os vereadores e políticos da situação e/ou da oposição.

Tal credito, deve-se ao fato do mesmo cultivar sempre a paz e harmonia em suas gestões como presidente da Câmara municipal, plantando sempre a cultura da paz.

A frente da Câmara municipal, Tercius de Fafá vem desempenhando um excelente trabalho. Tão logo assumiu o cargo, mudou praticamente o aspecto físico da Casa, promovendo-lhe uma grande reforma. No aspecto material, trouxe melhoras para todos aqueles que visitam ou fazem uso do espaço físico interno da Câmara. Hoje quem visita a Câmara de Chorrochó, rende inúmeros elogios a gestão do presidente.

No aspecto administrativo, tem sido um grande exemplo, visto que organizou as finanças da Casa, sendo que hoje todos os funcionários da Casa recebem seus salários em dia, e seu 13º salário, coisa jamais vista em administrações anteriores. Tudo isso só foi possível devido a sua grande capacidade de administrar que parece estar no sangue desse jovem presidente.

Tercius de Fafá é um jovem promissor na política local e merece toda confiança dos seus eleitores bem como da população local.

O futuro só a deus pertence, mas ao que depender de Tercius de Fafá, estará sempre a disposição para ajudar este município e a todos que lhes procurarem.

 

 

DESTAQUE DO ANO 2018 CATEGORIA BLOGUEIRO: PELO SEGUNDO ANO CONSECULTIVO NALDINHO BEIRA RIO


NALDINHO BEIRA RIO - já havia sido premiado na edição passada dos Melhores do ano do TROFÉU DESTAQUE DE 2017 evento criado e realizado por Edimar Carvalho do Portal de Notícias CHORROCHOONLINE para homenagear os destaques da região e reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelos mesmos.

Na edição deste ano que premia os melhores de 2018, Beira Rio foi novamente escolhido em pesquisa de opinião pública realizada na Internet em Whatsapp e facebook e imprensa regional.

O evento de premiação ocorrerá no final deste ano com data ainda a ser divulgada pelo realizador, onde reunirá todos os premiados.

O Blog Beira Rio Notícias gerenciado por Naldinho Beira Rio vem se destacando no meio da comunicação entre regiões do estado da Bahia, Pernambuco e até mesmo em outros estados do nordeste.

Os números são a prova que o trabalho do blogueiro tem atingido um público que procura a notícia nacional, regional e local.

No ano em que completo 07 anos de gerenciamento a frente do Blogger Beira Rio Notícias, é visível o aumento contínuo de acessos, há poucos dias portal do blogueiro chegou a marca numérica de mais de 9 milhões visualizações, o que corresponde a milhares de acessos diários.

No Facebook a principal rede social, a página do  blogger já passa dos 16 mil seguidores, que diariamente acessam o Portal em busca da informação regional e com a linguagem do povo.

No mundo digital estes números ainda são pequenos, porém para uma página do interior da Bahia e embrenhada no coração do sertão é algo notável.

“Eu sou grato a cada um dos demais blogueiros e donos de sites que contribuiu e contribui com este crescimento através das trocas de notícias e informações, dá mesma forma com os nossos amigos e grupos de WhatsApp de toda região e estado, que formam junto comigo uma rede de notícia ligando região a região.” Disse Naldinho Beira Rio.


Eu, e você leitor fiel, que fazemos o Beira Rio Notícias agradecemos primeiramente a Deus, em seguida a cada um de vocês.

 

 

Destaque 2018 Categoria vereador: Darlan de Sertão Um vereador que tem trabalho e que mostra o que faz

Cleiton Darlan Pires Sertão, o vereador Darlan de Sertão, como é popularmente conhecido, na cidade de Chorrochó Norte da Bahia, tem uma filha e é casado com Bacharel em Direito a Advogada Claudenice.
Darlan de Sertão é Biomédico, formado pela Universidade Tiradentes com especialização em Microbiológica. Atualmente, estar lotado no Hospital Regional de Juazeiro, em escala de plantões.  
Darlan, vem de uma família tradicional política, onde cresceu em um ambiente cercado de política. Seu pai António Sertão de Olivera exerceu mandato de vereador entre os anos 1993-1996/ 1997-2000 / 2009-2012, e sua mãe Tereza Maria Pires Alcântara Oliveira entre os anos 2001- 2004
O parlamentar tem se destacado no cenário político por ser um vereador atuante em todas as áreas que abrangem a vida pública de um vereador, saúde, educação, esporte, cultura, agricultura, infraestrutura e assistência social. 
O edil foi por diversas vezes a Salvador reivindicar e cobrar dos órgãos públicos e de seus deputados nas esferas estaduais e federais melhorias para seus munícipes. E que com ajuda imprescindível dos atuais gestores municipais Prefeito Humberto Gomes e seu Vice Dilan Oliveira tem conseguido muitas conquistas para Chorrochó como, por exemplo, perfuração de poços e visitas técnicas a poços artesianos que se encontravam inativos, andamento no programa de universalização de energia elétrica Luz para todos, uniformes esportivos, instalação do sistema de dessalinização do programa água doce na comunidade sítio dos Bahias. Em Salvador apresentou protocolos ambiciosos, como a extensão do IFBA (Instituto Federal da Bahia) para seu município.
Nas sessões ordinárias da Camara tem alguns projetos de Lei aprovados, dentre eles Reliazaçao de um Campeoanto Municipal de Futebol de Campo, Denominação do Ginásio de Esportes de José Marcondes Ramos da Silva e denominação da Estrada que liga a sede do município a BR116 de José Jason de Menezes, etc.  Apresentou moções de repúdio a operadora de serviços de telefonia móvel Vivo,  indicações e requerimentos ao executivo Municipal para limpeza de açudes e barragens, recuperação de estradas vicinais, manutenção na iluminação pública, recuperação de calçamento e construção de quebra-molas, limpeza de esgotos na sede e nos distritos, todos esses prontamente atendidos pelo executivo Municipal.  O parlamentar frisou o desejo de dois projetos pelos quais não foram atendidos que é a recuperação e reforma do Ginásio de Esportes "José Marcondes Ramos da Silva", estudo de viabilidade para enganar água para comunidade do Mulungú e reabertura do Centro Digital de Cidadania.

Realizou campeonato nas modalidade masculina e feminina, e proporcionou ao esporte Municipal a participação competições na região, a exemplo da Liga Futsal de Paulo Afonso dentre outros.  Exerce papel fundamental de um vereador que é finalizar obras em andamento no município, e na área da saúde tem buscado sempre dar uma importante parcela de contribuição junto ao prefeito Humberto e seu vice Dilan Oliveira. Na Cultura do município sempre estar presente nas trocas de cordéis do grupo de capoeira folclórico Axé e na medida do possível sempre dar o apoio necessário para que os mesmos realizem esses importantes eventos.

Nas agendas do Governador do Estado nas cidades de Abaré, Paulo Afonso e Chorrochó, protocolou junto ao governador Rui Costa importantes reivindicações para nossa região como segurança pública, ampliação de exames no hospital regional de Juazeiro, aquisição de um equipamento de raio X (esses entregues de forma coletiva pelos vereadores da câmara), melhorias nos serviços de telefonia 192 do Samu e 190 da Polícia militar, construção de barragem, andamento no programa de universalização Luz para todos, reforma dos açougues municipais e estudo de locação e perfuração de poços artesianos. 
 

Destaque 2018 no cenário social e político categoria vereador Abaré Jerson Florimel

Formado em Capoeira com habilitação pra aulas e palestras/Grupo de Capoeira Família Minotauro e Guerreiros de Bimba o mesmo tem nível superior Educação do Campo com Habilitação em Linguagens e Códigos/CESVASF Jerson José de Souza 33 anos casado com Josileide Santos, agricultor, um dos sócios fundadores da associação de jovens rurais FLORIMEL, se destacou no cenário social e político abareense depois de gerenciar um dos maiores empreendimentos da agricultura familiar da região, administrando uma associação que virou modelo na região sendo a primeira do sistema Itaparica a operar por 5 anos seguidos o PAA – Programa de aquisição de alimentos do governo federal que doa alimentos pra famílias carentes, mentor de parcerias que levaram jovens para intercâmbios fora do Brasil em especial Italia, na gestão do Prefeito Delisio foi Diretor de Departamento de juventude onde realizou pela primeira vez em Abaré as conferências municipais de juventude, participando em Brasília da 1ª conferência Nacional de Juventude e 2ª Jornada Nacional do Jovem Rural, coordenou junto com o sindicato dos trabalhadores rurais de Abaré o Programa Juventude Cidadã do governo do estado. Em 2012 teve seu primeiro teste na vida política construindo um dos maiores legados de jovens políticos que Abaré já teve, faltando 15 dias pras convenções daquele ano saiu candidato a vereador sem apoio de nenhuma liderança de nome da política abareense, mas carregou as vontades dos jovens e a marca do trabalho da Florimel, ficando conhecido como Jerson Florimel, obteve 361 votos ficando como segundo suplente. Umas das parcerias que deram certo foi à formalização do Projeto Capoeira Arte e Educação que leva conhecimento sobre capoeira, educação disciplina, musica e varias outras atividades, o projeto que já tem 4 anos de existência bancado financeiramente ate os dias atuais com recursos próprios. Jerson Florimel continuou seu trabalho chegando a concorrer em 2016 na chapa mais pesada das eleições e saiu eleito com 459 votos superando vários vereadores de mandato, aonde vem se destacando como líder da oposição e do grupo de vereadores G6, tem discursos sempre voltados para o povo, vereador com maior número de indicação em 2017, propôs a criação do departamento de apoio ao associativismo, construção de quadra poliesportiva no Projeto Pedra Branca, cascalhamento da área de restaurantes na fazenda umbuzeiro, defensor da cultura realizou proposta para que 1% de ICMS arrecadado fosse para o fundo de cultura, autor da audiência publica que discutiu a catástrofe ambiental que dizimou 90% do bananal do Projeto Pedra Branca, autor da lei que coloca no calendário municipal o dia 20 de novembro dia da capoeira, autor da lei que torna de Utilidade Publica Municipal a Associação ADESCA da agrovila 15, constituiu parceria com outros vereadores através da emenda do deputado federal Elmar Nascimento para aquisição de uma retro-escavadeira que já fez mais de 700 horas maquina. Defensor árduo dos direitos do cidadão com os serviços públicos.

(Nunca desista dos seus sonhos, lembre-se de onde veio, onde está e aonde você quer chegar, inicie sua jornada pelo possível, depois mantenha o passo e quando perceber estará fazendo coisas inexplicaveis....)

Jerson Florimel vereador


 

Destaque 2018 categoria vereador pela segunda vez consecutiva Jonas Alves (Gato) o campeão de votos das últimas eleições em Macururé

Jonas Alves conhecido por todos como vereador Gato desde pequeno ele sempre gostou de trabalhar, aos 12 anos ele já dava um duro danado em feira livre, trabalhava vendendo picolé e montando e desmontando bancas de calçados e roupas, depois o mesmo começou a participar da Pastoral Rural, onde teve a oportunidade de fazer vários cursos de formação política, daí começou a surgir sua trajetória política e por duas vezes foi eleito o vereador mais bem votado do município de Macururé.

O vereador Jonas Alves vem retribuindo a expressiva votação desenvolvendo um grande trabalho nesse segundo mandato no município com o apoio do prefeito Everaldo Carvalho e através do Deputado José Nunes conseguiu uma maquina agrícola, já tem a garantia de um caminhão pipa para uma associação do município de Macururé, também conseguiu um poço artesiano para a comunidade do Poço do Chucalho e outro para a comunidade do Quirinho.

O vereador vem realizando um serviço social bastante atuante e sempre está próximo da população e na área da saúde suas atuações têm sido intensas diversos encaminhamentos e cirurgias. Não é fácil ser vereador do sertão mais não tenho medido esforço e faço até mesmo o que não é papel de vereador como na questão do abastecimento de água, saúde e social sempre tenho dado assistência.

Tenho conseguido muitas conquista para o homem do campo principalmente na questão da eletrificação da zona rural.

“Peço a Deus que me der forças para conseguir continuar ajudando o povo.” Disse o vereador campeão de votos Gato



 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!