A LUTA DE BETO BARBOSA CONTRA O CÂNCER

23/10/2018 07:16
Em luta contra câncer, Beto Barbosa comemora avanço no quadro de saúde
"Já posso sonhar com a segunda etapa de quimios e a cirurgia que por Deus virá", disse em publicação nas redes sociais
 
 
 
Escrito por Redação Minha Vida
 
Foto: Divulgação/Instagram
 
Na luta contra câncer na próstata e na bexiga, o cantor Beto Barbosa tem usado suas redes sociais para contar como tem sido o tratamento e compartilhar suas vitórias.
 
Na última semana, o rei da lambada revelou no Instagram que havia recebido uma notícia da equipe médica do avança clínico do seu quadro. "Ontem recebi do dr. Fernando Maluf e equipe, informações precisas de que o tumor tão agressivo havia diminuído a força. Faltando agora quatro quimios para concluir o ciclo antes da cirurgia (sic)", diz.
 
O cantor afirmou que havia a possibilidade de ocorrer uma metástase, quando o câncer se espalha para outros órgãos e pelo organismo. "Se o tumor continuasse 100% vivo e agressivo , ele sairia da bexiga e as consequências seriam catastróficas e sem previsão de um final feliz. Já posso sonhar com a segunda etapa de quimios e a cirurgia que por Deus virá", relatou.
 
Nesta segunda-feira (15/10), ele divulgou que havia passado por mais uma sessão de quimioterapia e celebrando por faltar apenas mais 3 sessões. "Metade do corpo é de fé e esperança e a outra metade é de cansaço, com a certeza da cura no final", escreveu na legenda da foto.
 
Em suas publicações, Beto Barbosa na maioria das vezes aparece usando uma touca que ajuda a prevenir a queda de cabelo na hora da aplicação da quimioterapia, essa técnica é conhecida como crioterapia.
 
O que é a crioterapia?
 
De acordo com Augusto Takao, oncologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a crioterapia nada mais é do que o uso de uma touca gelada, podendo chegar a até -20ºC, que resfria o couro cabelo e leva à contração dos vasos sanguíneo fazendo com que as substâncias da quimioterapia não cheguem a cabeça, dificultando a queda de cabelo.
 
A oncologista Ana Paula Garcia Cardoso, do Hospital Albert Einstein afirma que a quimioterapia atua no ciclo celular, destruindo e impedindo a multiplicação das células, reação que acontece de forma acelerada em tecidos tumorais. "Infelizmente, ele acaba matando e impedindo a multiplicação das células de tecidos saudáveis também, o que gera os efeitos colaterais", aponta.
 
Via Radio Web Juazeiro