ACS EM AÇÃO: Equipes do PSF Sede em parceria com o NASF realizam evento em feira livre sobre o combate a tuberculose

23/03/2018 13:26

Na manhã da ultima quarta-feira (21), a equipe PSF Dona Lidu em parceria com o NASF realizaram em feira livre na cidade de Chorrochó mais um evento. Dessa vez o tema abordado foi tuberculose, a cor da camisa escolhida como farda foi o preto em luto pelas mortes que a doença ainda causa no Brasil.

A equipe orientou pessoas em bares, lojas, mercado e feira livre, em alguns momentos foram formadas rodas de bate papo com adolescentes e adultos para falar sobre os riscos, sintomas, causas e tratamento da doença.

"Essas ações sobre tuberculose estão ficando rotineiras, é uma forma importante de sempre está focando e debatendo o assunto com a comunidade." Disse Edimar Carvalho. Cada membro da equipe explicou para população detalhes sobre o tema abordado. Lis Nutricionista, Monique Fisioterapeuta, Psicólogo Gutemberg e os ACS Roseane, Bruna e Edimar. A responsável pela coordenação da atividade foi a ACS Lucas Maria. A Nutricionista do NASF adorou a parceria e disse que foi muito importante fazer parte desse evento, foi muito proveitoso abordamos diversas pessoas de várias faixas etárias. As ações em feira livre da equipe têm um roteiro traçado dos temas a serem abordados, todos os meses pela enfermeira Maraiza Reis.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Tuberculose tem cura, o tratamento é fornecido pelo SUS nos postos de saúde e que após 15 dias de tratamento o paciente que tem tuberculose e iniciou seu tratamento não transmite bactérias.

 

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política