Anilton cresce em pesquisa após encontros e possível aliança com Negromonte Jr.

27/12/2019 15:47

A mais nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Ipesq coloca Anilton Bastos (Podemos), em primeiro lugar numa disputa para prefeito de Paulo Afonso em 2020.

O pré-candidato e ex-prefeito Anilton é, no momento, o mais citado pelos eleitores, com 25% das intenções espontâneas de voto (subindo 16,4 p.p. em relação ao estudo realizado no final do mês de agosto de 2019).

O vertiginoso crescimento de Anilton Bastos acontece logo após os badalados encontros com o grupo dos Progressistas liderado pelo deputado federal, Mário Negromonte Júnior. Apesar de não terem oficializado qualquer aliança, a possível união movimentou a política local e deixou o pauloafonsino mais interessado nas eleições do próximo ano.

A intenção de voto espontânea para prefeito destaca expressiva mudança no segmento dos eleitores indecisos (32%) em relação ao estudo realizado no final do mês de agosto, onde os indecisos representavam 60,3% dos entrevistados, sinalizando forte interesse pelo pleito de 2020.

De acordo com o Ipesq, a pesquisa foi realizada entre os dias 19 a 22 de dezembro de 2019, portanto, logo depois dos eventos públicos entre Anilton e o deputado Mário Júnior. Os encontros com os dois ocorreram no início do mês, um no dia 1º no Baba do Casquetinho – aniversário do ex-prefeito, e no outro no dia 7 em reunião regional dos Progressistas, inclusive com a presença da pré-candidata do PP à prefeitura de Paulo Afonso, Ena Vilma Negromonte.

Ainda na pesquisa do Ipesq, o atual gestor, Luiz de Deus, aparece em segundo lugar com 18,4% ( que também subiu 8,6 p.p.); Mario Galinho com 9% em terceiro, Raimundo Caires com 7,5% em quarto e Paulo de Deus 3,5%. Outros citados somam 4,6%. Não opinaram 32% dos entrevistados.

O pré-candidato Anilton permanece como o mais citado na intenção de voto estimulada alcançando 38,2% dos eleitores (subindo 7,6 p.p.) . Em segundo lugar o atual gestor Luiz de Deus com 24,5% (subinfo 8,1 p.p.). Em terceiro Mário Galinho com 17% (descendo 5 p.p.) e quarto Raimundo Caires com 16% (descendo 5 p.p.). Nenhum desses pré-candidatos 1,9% e não opinaram 2,4%.

Dentre os atuais pré-candidatos, Raimundo Caires tem a maior rejeição estimulada com 30,4%, seguido pelo atual gestor Luiz de Deus com 27,6%, Mário Galinho com 19,1% e Anilton com 10,1%.

Foram coletadas 454 amostras representativas da área pesquisada no município de Paulo de Afonso: Urbana: Ilha (Centro, Abel Barbosa, Alves de Souza, Centenário, General Dutra, N. Sra Perpétuo Socorro); Cleriston Andrade, Prainha, Jardim Bahia, Moxotó (Barroca), Siriema I e II; BTN (Tancredo Neves I, II, III, Santa Inês, Tres Lagoas, Rodoviário). Rural: Juá, Malhada Grande, Riacho, São José e Várzea.

 

Via: Ozildo Alves