Comitê firma acordo com Governo da Bahia em prol do Rio São Francisco

13/02/2018 10:32

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio são Francisco (CBHSF) e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria estadual de Meio Ambiente, assinaram, nesta quarta-feira (7), um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos e atividades previstos no Plano de Recursos Hídricos do Rio São Francisco (PRH) 2016-2025.

A ideia é criar um diálogo entre o Plano do CBHSF e o planejamento do governo, com foco na interseção entre o que planejamos e o que o governo de cada estado está construindo, para que possamos partir para ações concretas.

Essa mesma iniciativa deve se repetir em outros estados que se relacionam diretamente com a Bacia do Rio São Francisco – o próximo deve ser Minas Gerais. Além disso, faz parte de uma estratégia do Comitê de viabilizar ações efetivas para o avanço de pautas relacionadas à gestão do rio, que percorre seu maior trecho na Bahia, estado que manifestou interesse em ser o primeiro a firmar essa parceria.

Plano

A versão atualizada do Plano de Recursos Hídricos foi realizada em 18 meses, envolvendo cerca de 6 mil pessoas. Ele prevê orçamento de aproximadamente 30, 8 bilhões de reais, a serem distribuídos conforme detalhamento a seguir:

Orçamento 2016 – 2025

  • Abastecimento de água (25%, 7,7 bilhões de reais)
  • Esgotamento Sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana (63%, 19,3 bilhões de reais)
  • Recuperação de áreas degradadas, matas ciliares e nascentes (8%, 2,6 bilhões de reais)
  • Outras áreas (4%, 1,2 bilhão de reais)

As metas do PRH são divididas em seis grandes eixos: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental e, por fim, Uso da terra e segurança de barragens. (foto/arquivo divulgação)

www.chorrochoonline.com

Fonte: Carlos Britto