Construção da Policlínica Regional de Saúde em São Francisco do Conde tem início autorizado

04/10/2018 22:20

Com o investimento superior a R$ 10 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, será implantada mais uma Policlínica Regional de Saúde na Região Metropolitana de Salvador, que será referência para aproximadamente 270 mil habitantes. A ordem de serviço para a construção foi assinada nesta quarta-feira (3), em São Francisco do Conde, pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

 

Para o secretário, as policlínicas regionais contribuem para reduzir o vazio assistencial de média complexidade no interior do estado, ampliar o diagnóstico precoce das doenças, além de melhorar a resolutividade da saúde pública.

 

As policlínicas funcionam com gestão compartilhada. O governo estadual financia 40% dos custos mensais, enquanto os municípios consorciados vão cobrir os 60% restantes proporcionalmente à população. Os municípios participantes do consórcio são Madre de Deus, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara e Candeias.

 

Os pacientes terão acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, mastologia e urologia.

 

Diversos exames também serão oferecidos, com destaque para tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. Também serão realizados vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral, dentre outras.

 

Oito policlínicas já estão em funcionamento nas cidades de Teixeira de Freitas, Irecê, Guanambi, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Valença. Além de São Francisco do Conde, outras nove policlínicas estão em construção nos municípios de Juazeiro, Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Jacobina, Paulo Afonso, Barreiras, Senhor do Bonfim e Simões Filho.